Meio Ambiente

Inmet emite “alerta vermelho” para onda de calor na região



Inmet emite “alerta vermelho” para onda de calor na região

Enquanto o Rio Grande do Sul vive a tragédia das chuvas e enchentes, o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – emitiu alerta vermelho para a onda de calor na região sudeste que atinge a região noroeste do estado.

De acordo com o Inmet, a previsão é de que, por ao menos cinco dias, a temperatura na região ficará 5ºC acima da média, representando risco à saúde. Com as temperaturas elevadas desde o final de abril e a baixa umidade relativa do ar, as unidades de saúde registram grande volume de atendimento de problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.

O alerta permanece até quinta-feira, 9. A onda de calor engloba a maior parte do estado de São Paulo com previsão de temperaturas que podem chegar a 37°C.

Especialistas afirmam que os próximos meses serão menos frios do que o normal. Dados da agência climática americana e do Instituto de Pesquisa em Clima da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontam que o outono e o inverno deste ano no Brasil deverá ficar entre 2°C e 4°C acima da média histórica.