Saúde

Instituto de Prevenção do Hospital de Amor lembra sobre cuidados contra o câncer de pele



Instituto de Prevenção do Hospital de Amor lembra sobre cuidados contra o câncer de pele

Referência no diagnóstico precoce em casos de câncer de pele, o Instituto de Prevenção Hospital de Amor de Fernandópolis aderiu à campanha “Dezembro Laranja”, que alerta a população sobre esse, que é um dos tipos de câncer mais frequente no Brasil e no mundo.

A campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e realizada com abrangência nacional, remete à chegada do verão e a necessidade de redobrar os cuidados com a pele, já que é uma época do ano em que as pessoas aproveitam os dias ensolarados e as férias de final de ano para atividades ao ar livre.

Como explica a médica dermatologista do HA, Gabriela Maximo, “o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os cânceres diagnosticados no país. O Dezembro Laranja fala sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente essas lesões, conscientizando a população sobre a necessidade de medidas fotoprotetoras e da necessidade estarmos atentos quanto ao surgimento de lesões suspeitas na pele”.

CUIDADOS

Segundo a dermatologista, os cuidados devem ser redobrados com o início do verão, já que “o câncer de pele é, na maioria das vezes, causado pela alta exposição à radiação solar ao longo dos anos ou pelo a ausência ou uso inadequado de proteção solar, sendo mais comum em áreas expostas como rosto, orelhas, colo ou braços”.

Dentre as recomendações, está o uso do protetor solar de, no mínimo, FPS 30 com reaplicação a cada três horas, evitando a exposição em horários de pico (entre 10h e 16h), uso de chapéu ou boné e roupas com proteção UV, que ajudam a prevenir o surgimento e o reaparecimento de lesões cancerígenas.

A UNIDADE

Desde 2014, a unidade realiza atendimentos de prevenção e diagnóstico do câncer de pele, contando com atendimento ambulatorial em dermatologia e equipamentos com a mais moderna tecnologia do mundo em mapeamento de lesões melanocíticas para detecção precoce. No ano passado, o Instituto foi uma das primeiras instituições de saúde em todo o estado a adquirir o equipamento Fotofinder.

Em 2019, foram realizadas 1.707 consultas e 859 pequenas cirurgias. Já em 2020, mesmo com as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, foram realizadas 965 consultas e 407 cirurgias e, entre janeiro a novembro de 2021, foram 1.435 consultas e 360 pequenas cirurgias.

CASOS NO BRASIL

Em estudo divulgado em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que, em 2022, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma será de aproximadamente 83 mil em homens e de 93 mil em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,66 casos novos a cada 100 mil mulheres, sendo o mais incidente nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com um risco estimado de 123,67/100 mil, 89,68/100 mil e 85,55/100 mil habitantes, respectivamente.

Quanto ao câncer de pele melanoma, o número de casos novos estimados será de 4.200 em homens e de 4.250 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 4,03 casos novos a cada 100 mil homens e 3,94 para cada 100 mil mulheres.