Saúde

Interior passa capital em casos novos de covid-19



Interior passa capital em casos novos de covid-19

O governo de São Paulo voltou a demonstrar preocupação com o avanço da pandemia de covid-19 no interior do estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o número de novos casos nas cidades do interior foi 14,5% maior do que na capital na última semana. "Isso inverte a lógica de que a capital é o epicentro. Nesse momento, significa uma atenção maior dos gestores públicos em todo o interior", disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo os dados do governo, 600 dos 645 municípios já têm casos registrados. O balanço divulgado hoje mostra que São Paulo chegou a 12.634 mortes e 221.973 casos registrados de covid-19. As taxas de ocupação de UTI são de 65,6% no estado e 68,8% na Grande São Paulo.

Um exemplo da situação mais grave no interior é que todas as regiões em fase vermelha, quando podem funcionar somente setores essenciais, ficam fora da Grande São Paulo.

O chefe do Centro de Contingência ao Coronavírus, Carlos Carvalho, declarou na semana passada que a primeira fase da pandemia foi no centro expandido da capital. Na sequência, a doença se alastrou para as periferias. A fase atual, é de maior incidência no interior. Estudos do Centro de Contingência mostraram que o coronavírus se espalhou pelo estado por meio das rodovias que cortam São Paulo. Para fazer frente ao aumento do contágio, o governo está enviando respiradores para a abertura de leitos do UTI.

Cinco regiões do estado permanecem na zona vermelha, só permitido o funcionamento dos chamados serviços essenciais: Marilia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Barretos e Registro. O governo fará nova avaliação na sexta-feira.