Meio Ambiente

Inverno começa nesta 3ª com temperaturas amenas na região



Inverno começa nesta 3ª com temperaturas amenas na região

O inverno tem início nesta terça-feira, 21, às 06h14 e termina em 22 de setembro . A estação mais fria do ano começa com temperaturas amenas na região, depois de uma passagem de frente fria no fim de semana, com registro de chuva de 12 milímetros em Fernandópolis. As temperaturas mínimas no final de semana ficaram entre 13 e 15 graus e a máxima variou entre 19 e 24 graus. De acordo com a meteorologia, os primeiros dias de inverno, a temperatura vai variar entre 15 e 30 graus.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno: início do inverno astronômico

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.