Meio Ambiente

Inverno registrou temperaturas acima de 30° em 67% dos dias



Inverno registrou temperaturas  acima de 30° em 67% dos dias

Daqui a três dias, muda a estação. Sai o inverno e inicia a primavera, mais precisamente no dia 22 às 10h31. Mas, para o fernandopolense será apenas uma mera formalidade de calendário, porque o inverno este ano registrou temperaturas acima da média. Os últimos dias da estação, por exemplo, as temperaturas estão batendo na média 38º, de acordo com a estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – em Fernandópolis. A sensação térmica foi superior a 42°.
A região noroeste do Estado há muito não registrava invernos rigorosos, mas a estação deste ano o calor prevaleceu na maioria dos dias. A estação começou no dia 20 de junho e se estende até 22 de setembro. São 94 dias. Destes, a estação do Ciiagro registrou temperatura abaixo de 13° em apenas 7,4% dos dias. Os dias com temperaturas acima de 30° foram 67% na estação mais fria. O restante 22,2% a temperatura oscilou entre 14 e 30 graus. 
A chuva acumulada durante o período de inverno também foi insignificante, algo em torno de 19 mm. Foram dois chuvisqueiros, em junho e agosto. Esse volume é 12 vezes menor ao registrado no inverno de 2015, registro fora da curva. A média do inverno varia entre 30 a 50 mm.
Com menos chuva e mais dias quentes, o inverno registrou também dias muito secos, com umidade relativa do ar chegando ao nível extremo, abaixo de 12% considerado clima de deserto. Essa situação se repetiu por vários dias. O resultado da secura foi a onda de queimadas, com recordes de ocorrências ocorrendo entre agosto e setembro. No último final de semana, Fernandópolis registrou duas grandes queimadas, com danos ambientais e econômicos de grande monta. Uma delas atingiu pastagens nas imediações do campus da Universidade Brasil.