Saúde

Jales passa a sediar novo hospital do câncer da Fundação Pio XII



Jales passa a sediar novo hospital do câncer da Fundação Pio XII
A transferência da estrutura física da Fundação Masaru Kitayama para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, por um período de 99 anos, não foi apenas o passo mais importante para que Jales passe a ser sede do novo hospital. Mais do que isso, o ato representa, efetivamente, a concretização de um acordo que vai permitir a aplicação do que existe de mais moderno no combate ao câncer, como afirmou o presidente daquela fundação, Henrique Prata.

Ele confirmou que o hospital de Jales vai contar inclusive com os recursos tecnológicos mais avançados que serão desenvolvidos em Barretos, através de um projeto, com apoio internacional, que começa a ser executado e que logo estará sendo aplicado, para aumentar em mais de 10% o grau de resolução no tratamento do câncer.

Prata disse ainda que num primeiro momento Jales já estará executando 70% do que é feito em Barretos, mas numa segunda fase deverá contar com os mesmos recursos para fazer tudo o que é feito naquele hospital. “Com os novos recursos tecnológicos será, sem dúvida, junto com Barretos, o hospital mais moderno do Brasil nessa especialidade”, reafirmou.
Para iniciar logo os trabalhos, ele já transferiu para nossa cidade o médico André Luiz Silveira que vai chefiar a equipe do hospital.

BENEFÍCIO SOCIAL

Com o convênio assinado no dia 31, Jales passa a sediar, realmente, o novo hospital que vai desafogar o de Barretos. Por isso, a solenidade foi um ato histórico nesse sentido, como lembrou o deputado federal Vadão Gomes (PP) que foi o principal articulador das discussões que resultaram nessa decisão.

Vadão agradeceu pelo trabalho desenvolvido por Prata e pela equipe da Fundação Pio XII e lembrou que os resultados obtidos até agora estão sendo respaldados pelos governos do Estado e Federal que garantiram todo o apoio necessário, mesmo porque há um grande interesse em instalar esse hospital, pela sua localização, como forma de descentralizar o atendimento de Barretos.

O deputado destacou ainda o benefício que o hospital vai oferecer para milhares de pessoas, tirando a região da humilhante condição de um dos locais com maior incidência de morte por câncer

Esse alcance social do atendimento que vai ser oferecido também foi lembrado pelo prefeito Humberto Parini. Ele lembrou que serão 52 municípios atendidos, nessa primeira etapa, mas logo esse número deverá passar para pelo menos o dobro, em função da necessidade dos pacientes que moram em municípios mais distantes, inclusive dos estados vizinhos.
Já o presidente da Fundação Masaru Kitayama, Alessandro Ramalho Flausino, fez um breve histórico da luta iniciada em 2006 pelo prefeito Parini, com apoio do deputado Vadão e da Unimed, que hoje traz resultados que vão além do que se imaginava naquela época.
A presidente da Câmara, Aracy Murari Cardoso, a Tatinha (PT), lembrou o apoio do Legislativo na aprovação das propostas para a consolidação desse sonho de toda a população regional de ter aqui o seu hospital de câncer.