O prefeito de Jales, Humberto Parini (PT) assinou no último dia 18 um protocolo de intenções com a empresa Curcas Diesel Brasil Ltda. O documento estabelece programa de cooperação para o desenvolvimento conjunto de um plano voltado à produção de biodiesel.
Consta da pauta a orientação do plantio, esmagamento, processamento e comercialização do óleo do pinhão manso. O programa prevê o plantio de 10 mil hectares de pinhão manso na região em regime de cooperativa.
As refinarias deverão garantir a compra da produção, e esta ganharia a classificação do Selo Social, inserindo-se no programa de benefícios fiscais do governo brasileiro quando se tratar de vendas às refinarias nacionais.
O prefeito Parini acredita que o projeto poderá representar a redenção econômica dos agricultores da região de Jales. Hélio Barbosa, produtor rural, pede cautela: Temos que tomar cuidado, especialmente com os atravessadores, disse.