Saúde

Janeiro pode superar número de casos de Covid de 2020



Janeiro pode superar número de casos de Covid de 2020

“Fernandópolis deve registrar recorde de contágio por Covid-19 nas próximas semanas”, projetou o médico infectologista Márcio Gaggini durante entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM no dia 6 de janeiro. Nem completamos o mês e Fernandópolis já superou vários recordes nos primeiros 20 dias de janeiro.

Mas, o mais impactante deve ser superado nos próximos dias. Se mantiver a média diária de 186 casos positivos, em quatro dias Fernandópolis vai ultrapassar o total de casos registrados durante todo o ano de 2020. No primeiro ano da pandemia foram registrados 4.477 casos positivos pelo coronavírus.

Desde o início do mês o número de casos de Covid detectados cresce em proporção geométrica em Fernandópolis. No primeiro boletim de janeiro, divulgado no dia 3, foram 43 casos, que quase dobrou no dia seguinte (73) e não parou mais de subir. Os recordes de infecções foram caindo sucessivamente: 250, 466, 761.

Na primeira semana epidemiológica, fechada no dia 6 de janeiro, foram confirmados 399 casos. Na segunda semana, de 7 a 13 de janeiro, os casos explodiram e foram a 1.430, aumento de 258%. Na terceira semana, o registro de uma pequena queda na infecção. Foram 1.360, queda de 4% na comparação com a semana anterior.

Outro dado extraído dos boletins epidemiológicos: enquanto até 20 de janeiro foram notificados 3.725 exames positivos, o registro de negativos foi de 1.713 exames, ou seja, os casos positivos são 47% maior que os negativos. 

Os números divulgados nos boletins epidemiológicos diários da Saúde, são os casos conhecidos. O secretário de saúde, Ivan Veronesi, chegou a falar na possibilidade de mais de 10 mil pessoas estarem circulando com o vírus. São pessoas assintomáticas ou com sintomas leves que confundem com gripe e que não são notificadas. A característica de alto contágio da variante Õmicron provocou uma corrida por testes em laboratórios e na rede pública.

Depois de 45 dias sem registro de óbitos, Fernandópolis voltou a registrar três mortes ocorridas na semana: duas mulheres, de 95 e 84 anos, e um homem de 84 anos.