Jéssica de Paulo Ferreira, 16, aluna da E.E. José Belúcio, representou Fernandópolis no Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa de São Paulo no último dia 23. Ao todo, eram 94 deputados jovens oriundos de todo o Estado, com idade entre 15 e 18 anos.
A fernandopolense foi eleita por conta de seu projeto um dos seis aprovados na área cultural em que propõe que as estações ferroviárias desativadas e degradadas sejam transformadas em espaço cultural para atividades artísticas e desportivas.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, comentou: É auspicioso que, entre os 94 eleitos, haja 40 meninas. Uma representatividade que esta Assembléia infelizmente não tem. Vaz de Lima se referia ao fato de que há apenas onze deputadas paulistas na atual Legislatura.
O Parlamento Jovem foi instituído em 1999 e propicia a alunos do ensino médio e fundamental a chance de ser deputado por um dia, isto é, conhecer a Casa de Leis, entender os trâmites parlamentares e refletir sobre os problemas da sociedade.
O principal objetivo (do Parlamento Jovem) é criar novos políticos engajados nos problemas sociais do Estado de São Paulo, analisou o deputado Vinicius Camarinha, do PSB. Maria Lucia Prandi, do PT, endossa: A política é uma ação coletiva e a melhor maneira de buscar o aprimoramento humano.
Entrevistada pelos assessores de imprensa da Assembléia, Jéssica afirmou que por enquanto, não pensa em seguir carreira política e reclamou de leis que nunca saem do papel.
O desenvolvimento do projeto de Jéssica foi supervisionado pela professora de História Rita Cristiane Laurente, da E.E. José Belucio. Além de Rita, compareceram à posse da jovem deputada o diretor da escola, Carlos Antonio de Jesus Cabral, a supervisora de ensino Deise Cristina Siqueli, representando a dirigente regional de ensino Adélia Menezes da Silva, a prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, e a diretora municipal de Educação Adriana Fávero Merloti.