Geral

Jingles



Jingles
Músicas e melodias que não saem da cabeça. Essa é a função primordial de um jingle, anúncio publicitário musicado para “grudar” na cabeça dos ouvintes. “Me dá, me dá, me dá...”, do produto Danoninho e “O tempo passa, o tempo voa...”, do Banco Bamerindus são exemplos da eficácia de um bom texto aliado à melodia perfeita.

Sem ser muito rebuscado, o jingle precisa ser simples, de maneira a entrar e permanecer na cabeça do público-alvo. “Tem que ter uma melodia de fácil aceitação. É como se fosse um refrão bem-feito, às vezes, você aprende o refrão, mas não sabe o resto da música”, explicou o publicitário Winter Menezes.

O trabalho conjunto entre o profissional da propaganda e o músico deve estar afinado. As palavras-chaves e a forma com que deverá ser estruturada a música são passadas ao compositor. A criação, os arranjos e a letra final são cargos do artista. “Pego as informações gerais e depois faço uma pesquisa para ver qual estilo musical se adapta mais à empresa ou produto. Com isso em mãos vou para a parte de criação junto com outros músicos”, explicou Silvio Rybezynski, conhecido como Beethoven.

Após uma semana, em média, a criação está pronta. Os jingles demoram cerca de 30s e são compostos por acordes fáceis e campo harmônico de fácil aceitação. Segundo Silvio, que possui um estúdio de gravação, o objetivo é fazer a composição entrar no subconsciente, por isso a composição não necessita de complexidade.

O preço cobrado por Beethoven varia em torno de R$ 600,00, que compreende a criação, gravação e direitos autorais de reprodução por algum período. Em Fernandópolis não são veiculados muitos jingles originais, de autoria própria dos artistas, o que se ouve nas rádios são paródias de músicas já conhecidas.

“O CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária), no seu artigo 39 diz que ‘O anúncio não utilizará música de fundo, vinhetas, ou trechos de composições de autores nacionais ou estrangeiros sem o devido respeito aos respectivos direitos autorais, a não ser no caso de músicas que sejam ou se tenham tornado de domínio público’”, alertou Winter.

Com a mesma intenção, mas em menor tempo e de fácil composição, estão classificados os spots. Um exemplo atual é o das Casas Bahia: “Casas Bahia, dedicação total a você”. Jingles, spots e até Cd´s inteiros podem ser produzidos no estúdio de Beethoven, que diz não cobrar por hora, pois como músico sabe que a pressão inibe a boa criatividade.




Jingles conhecidos nacionalmente

Achocolatados Cremogema

“Cre, cremo, cremo, Cremogema é a coisa mais gostosa desse mundo, eu esqueço a boneca, eu esqueço a minha bola quando tomo, tomo, tomo, tomo, tomo, tomo cre, cremo, cremo, Cremogema tem um gosto que a gente gosta muito, a mamãe adora, papai compra pra gente, cre, cremo, cremo, cremo, cremo, cremo, cremo...Cremogema!”

Lojas Pernambucanas
“Toc, toc, toc! Quem bate? É o friiio! Não adianta bater, que eu não deixo você entrar, as Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar; vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar, nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar!”

Guaraná Antártica
“Pipoca na panela começa a arrebentar! Pipoca com sal, que sede que dá! Pipoca e guaraná que programa legal! Só eu e você, e sem piruá! Eu quero ver pipoca pular. Pipoca com Guaraná! Eu quero ser pipoca pular, pular! Sou louco por pipoca e Guaraná! Guaraná!”

Banco Bamerindus
“O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa. É a poupança Bamerindus! Tchatchatcha!”

Mc Donalds
“Dois hambúrgueres alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. É BigMac!”

Danoninho
“Me dá me dá me dá, me dá Danoninho, Danoninho dá! Me dá Danoninho, Danoninho, Dá, cálcio e vitaminas pra gente brincar, me dá! Lipídeos, Glicídios, protídeos, cálcio, ferro, fósforo e vitamina A. É muito saudável e é tão nutritivo, me dá Danoninho, Danoninho dá, me dá!”

Parmalat
“O elefante é fã de Parmalat. O porco cor de rosa e o macaco também são. O panda e a vaquinha só querem Parmalat, assim como a foquinha, o ursinho e o leão. O gato mia, o cachorrinho late, o rinoceronte só que leite Parmalat. Mantenha seus filhotes fortes, vamos lá! Trate seus filhinhos com amor e Parmalat! Tomou?...”

Honda Biz
“Honda Biz, com tudo ela combina só não combina com posto de gasolina. Combina com surfe, com bermuda, com parafina. Com qualquer roupa, combina com qualquer clima. Na praia, no campo ou cidade ou na colina. Só não combina com posto de gasolina.”

Campanha eleitoral de Lula
“Passa o tempo e tanta gente a trabalhar. De repente essa clareza pra votar. Quem sempre foi sincero e confiar. Sem medo de ser feliz, quero ver chegar. Lula lá, brilha uma estrela. Lula lá, cresce a esperança. Lula lá, o Brasil criança. Na alegria de se abraçar. Lula lá, com sinceridade. Lula lá com toda certeza. Pra você, meu primeiro voto. Pra fazer brilhar nossa estrela. Lula lá é a gente junto. Lula lá valeu a espera. Lula lá, meu primeiro voto. Pra fazer brilhar nossa estrela.”

Campanha eleitoral de Jânio Quadros
“Varre, varre, varre, varre vassourinha. Varre, varre toda a bandalheira que o povo já tá cansado de sofrer dessa maneira. Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!”