Geral

Jubileu de Ouro da f?



Jubileu de Ouro da f?
Viver por Cristo e para Cristo ressuscitado, presente e revelado na eucaristia, pelo dom total de si mesma - eis o carisma, a missão e o desafio para uma serva do Santíssimo Sacramento, que faz da sua vida uma contínua oblação unida ao sacrifício de Cristo. Este é o lema de vida da irmã Theresa Sato, uma fernandopolense que foi chamada à vida contemplativa religiosa no ano de 1956.

Seus pais - Catarina e Kazuo Sato - vieram para Fernandópolis na década de 40 e tiveram a honra de ser a segunda família japonesa a se estabelecer na pequena cidade. Irmã Theresa pertencia à Paróquia Santa Rita onde trabalhava com os padres assuncionistas.

Em dia 21 de novembro de 1958 fez os primeiros votos na Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento, São Pedro Julião Eymard e Madre Margarida Guillot. De lá para cá já se passaram 50 anos, mas parece que foi ontem.

No próximo dia 23, às 15h, na Capela das Irmãs em São Paulo, a irmã Thereza Sato irá comemorar – junto com a amiga e irmã Mathilde Polessi – 50 anos de profissão religiosa, cuja missão é viver e anunciar a eucaristia.

No início da vida cristã, viveu enclausurada por quase dez anos - junto com outras irmãs – submetendo-se a todas as regras rígidas do convento. Somente depois que novas idéias foram introduzidas por intermédio do Papa João XXIII, por volta de 1963, é que elas obtiveram mais liberdade e puderam sair da cláusula.

Com muita alegria, amor e fé em Cristo, Irmã Thereza se empenha para dar o melhor de si. No convento ela e outras irmãs se dedicam à animação litúrgica, formação à oração, catequese, retiros, acolhimento aos pobres e confecção de paramentos e hóstias.

Por sua dedicação e doação sem limites, ganhou como prêmio uma viagem a Roma para conhecer o Papa Bento XVI, Joseph Alois Ratzinger, que foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.

A irmã Theresa Sato também se dedica à arte e à costura, visto que fora professora antes de ir para o convento. Sua tarefa mais intensa é a de confeccionar paramentos, artesanatos e realizar a montagem de feirinhas.

Cozinhar, fazer doces e bordar também fazem parte do seu leque de dons. Gosta de cultivar flores, verduras e legumes. É uma pessoa que vive sempre alegre e feliz por fazer o que mais gosta: dedicar-se a Deus.


Viver para Cristo
Por toda atenção que a irmã Theresa Sato dedica à sua família, mesmo estando longe, e por ser uma pessoa especial e escolhida por Deus para realizar essa obra tão grandiosa, a família Sato a parabeniza e deseja felicidades e sucesso.

“Fazemos de nossas casas um cenáculo cuja vida física e espiritual gira em torno da Eucaristia. Esses cenáculos são centros de intensa vida eucarística, onde todos podem haurir da fonte viva, a Eucaristia.

A medida que realizamos essa animação espiritual, nossas comunidades se tornam sinal e fermento de unidade e nós cumprimos nossa missão na Igreja. Assim, unidas à pessoa de Cristo e à sua obra, tudo oferecemos ao Pai, por Ele no Espírito Santo, para que, na unidade, à mesa da vida, sejam reunidos e saciados os filhos de Deus dispersos.

Queremos ver a realidade humana e o mundo à luz da Eucaristia. Nós os assumimos na oração, elemento primordial de nossa missão. Nossa característica própria nos compromete a manifestar em toda nossa vida e fé na presença e no amor de Jesus no Santíssimo Sacramento e a prestar-lhe um culto em espírito e verdade.

Interiorizamos os valores e a graça do Memorial celebrado. Nós os exprimimos em nossa comunhão de oração pela adoração comunitária e pessoal em presença do Santíssimo Sacramento Exposto”. (Fonte: Revista Família Cristã)