Política

Juiz anula eleição e atos da mesa da Câmara de Macedônia



Juiz anula eleição e atos da mesa da Câmara de Macedônia
Mônica Veira da Silva

Sentença do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Fernandópolis Marcelo Bonavolonta na sexta-feira, 27,  anulou eleição da mesa diretora da Câmara de Macedônia e todos os atos praticados pela presidente Mônica Vieira da Silva.

A decisão foi no mandado de segurança impetrado pelos partidos PSD e Republicanos que não tiveram representantes na composição da mesa diretora.  Segundo a Ação, a composição da atual mesa diretora da Câmara Municipal não respeitou o art. 58 da Constituição Federal que prevê que para a constituição da mesa diretora é obrigatório o respeito ao princípio da proporcionalidade partidária, ou seja, é preciso que se tenha representante de todas as agremiações partidárias constantes na Casa de Leis.  No caso de Macedônia, a mesa diretora foi formada apenas com vereadores filiados ao PTB, ferindo assim o texto Constitucional.

Além disso, a sessão de 01/01/2021 também teria desrespeitado o art. 11 do Regimento Interno da Câmara Municipal que prevê que a votação será realizada em grupo, ou seja, escolhendo a mesa diretora por chapas. Na ocasião, a escolha foi feita individualmente, fazendo a votação de um cargo por vez ao invés de chapa.

O grupo derrotado nas urnas em 2021, é liderado na Câmara Municipal pela presidente Mônica Vieira da Silva, que é alvo de dois processos de Cassação na Casa Legislativa. O primeiro processo investiga um suposto dano ao erário quando a presidente teria confessado que invadiu imóvel pertencente à prefeitura e teve as contas de agua e energia pagas pela prefeitura, causando lesão aos cofres públicos. Já o segundo processo de cassação está ligado diretamente ao Mandado de Segurança que derrubou a mesa diretora.

Neste caso, a presidente contratou um advogado particular para defender ela e os demais vereadores do PTB no referido processo usando recursos públicos.

Na decisão no Mandado de Segurança, o Juiz deu o prazo de quinze dias para que seja realizada uma sessão extraordinária para eleger uma nova mesa diretora, dessa vez respeitando a proporcionalidade partidária.