Política

Justiça Eleitoral autoriza seções de votação no Ipanema para atender 1,6 mil eleitores



Justiça Eleitoral autoriza seções de votação no Ipanema para atender 1,6 mil eleitores

Os 1,6 mil eleitores que moram nos bairros Ipanema, Redentor e São Francisco poderão votar nas próximas eleições mais perto de casa. A Justiça Eleitoral autorizou a abertura de seções de votação na Escola Municipal Alberto Senra no Jardim Ipanema.

O Cartório da 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis já abriu aos moradores dos três bairros a possibilidade de transferência do título eleitoral para as novas seções. “Poderemos ter até quatro seções na escola. Depende deles (os moradores) comparecerem ao cartório eleitoral para a transferência, para que a gente possa abrir efetivamente essas seções. Hoje estamos com elas cadastradas no sistema. Mas se a procura for baixa, não vamos conseguir abrir o local de votação efetivamente. Por isso é importante que os eleitores que queiram essa transferência compareçam ao cartório munidos do documento oficial com foto, RG de preferência, e comprovante de residência recente no nome da pessoa ou de familiar com mesmo sobrenome”, disse o chefe do cartório eleitoral Alexandre Rocha. “

Na decisão, o juiz eleitoral Mauricio Ferreira Fontes anotou que a decisão levou em conta o requerimento e abaixo-assinado apresentado pelo vereador João Garcia Filho que justificou o pedido apontando que os eleitores moradores nos bairros citados em sua maioria são pessoas carentes, desprovidas de meios próprios de locomoção adequados para deslocamentos para votação em seções instaladas em escolas distantes como a EMEF "Pedro Malavazzi" (distante 2.9 km da escola "Doutor Alberto Senra"); EMEF "João Garcia Andreo" (3.4 km) e EE "Saturnino Leon Arroyo" (3.3 km).

Para o vereador, que articulou o trabalho a pedido dos moradores, o deslocamento para votação era responsável pela grande abstenção desses eleitores.

Para a criação das seções de votação na Escola Municipal Alberto Senra houve necessidade de uma visita técnica. De acordo com o diretor da escola Gregori da Silva Toledo a escola passou por reformas e hoje está em condições de receber as seções de votação. “O prédio em visitas anteriores não se encontrava em condições adequadas na parte elétrica e hidráulica. Os problemas foram sanados e o prédio hoje tem plenas condições de atender essa demanda. Foi uma grande conquista”, comemorou.

“Em época de eleições a gente sempre ouvia reclamação dos moradores pela distância de deslocamento para a seção eleitoral. Procuramos líderes do bairro, o diretor da própria escola e a própria comunidade se mobilizou para colher as assinaturas do abaixo assinado. Protocolamos o requerimento que foi acolhido pelo Dr. Mauricio Ferreira Fontes. Fico feliz de fazer parte desta conquista. Agora é outra fase que cabe aos eleitores se dirigirem ao Cartório eleitoral e efetuar a transferência para seção eleitoral do bairro”, disse o vereador.