A partir de sexta-feira, 30 de agosto, a campanha eleitoral para eleição de prefeitos e vereadores muda de patamar e os candidatos vão invadir o rádio atrás de votos.
Ainda que a cada vez mais as campanhas se espalhem pelas redes sociais, o horário eleitoral gratuito no rádio é considerado crucial para massificação dos nomes dos candidatos, especialmente daqueles que disputam o Executivo.
A distribuição do tempo foi anunciada pela Justiça Eleitoral no final de semana, após todos os partidos terem assinado o termo de ajuste documental para o plano de mídia e definição da ordem de veiculação da propaganda eleitoral.
No rádio, os blocos serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Os programas serão de segunda a sábado e as inserções serão todos os dias. A propaganda gratuita no rádio e na televisão termina em 3 de outubro.
A campanha do prefeiturável Rodrigo Ortunho (Republicanos) irá dominar a propaganda no rádio. Com uma coligação com nove partidos, o candidato terá quase a metade de todo o tempo do horário eleitoral. O candidato do “grupão” vai somar 4 minutos e 36 segundos em cada um dos blocos de 10 minutos cada. O tempo é definido pela bancada dos partidos na Câmara dos Deputados. Ao longo do dia, a coligação de Rodrigo Ortunho ainda terá direito a 19 minutos e 19 segundos de inserções na programação das emissoras. Durante a campanha, serão 1.352 inserções, média de 38 inserções por dia.
A campanha de João Paulo Cantarella, PL, terá 2 minutos e 8 segundos em cada programa e mais 423 inserções no total, média de 12 inserções por dia.
O candidato do PT, Adilson Campos contará com 1 minuto e 49 segundos e 350 inserções no total ou 10 inserções por dia na programação das emissoras.
Avenor Bim (PSD) vai ter 1 minuto e sete segundos em cada bloco dos programas e 330 inserções, média de 9 por dia.
Por fim, o candidato Murilo Jacob (Novo) contará com apenas 20 segundos nos programas e 99 inserções na programação, média de 3 por dia. O tempo disponibilizado é do partido Avante que está na coligação, já que o Novo não dispões de representatividade no Congresso Nacional.
Pelo mesmo motivo, o candidato João Garcia Filho (Mobiliza) ficou sem tempo de rádio.
Além dos programas, juntos os candidatos a prefeito terão direito a 2.937 inserções na campanha, média de 84 por dia.
VEREADOR
A eleição para vereador, onde não há coligação, o PL – Partido Liberal – lidera no número de inserções. Novo, Mobiliza e Agir não disporão de tempo nas inserções porque os partidos não contam com representatividade mínima no Congresso Nacional. Veja os partidos e quantas inserções cada um disporá nos 35 dias de campanha:
Partido Liberal – 423
Federação PT/PC do B/PV – 350
União Brasil - 259
Progressistas – 210
PSD – 190
Republicanos – 181
Podemos – 91
Federação PSDB/Cidadania -91
PSB – 75
Avante - 46
PRD – 38
Total de inserções – 1.954 (média de 55 por dia)