O Distrito Empresarial VI foi novamente alvo de ladrões nesta semana. Localizado à margem da Rodovia Euclides da Cunha, próximo ao Morini, no sentido a Meridiano, a área ainda não tem empresas instaladas e vive sendo alvo constante do vandalismo criminoso. O local também é utilizada para empinar motos e até prática de racha entre os motoqueiros.
A Prefeitura de Fernandópolis voltou a constatar o furto de dois transformadores e cabos de energia elétrica nesta semana.
Anteriormente, já haviam sido registradas pelo menos duas ocorrências policiais na área. Os ladrões se interessam pelo chamado “miolo” do transformador por conta do cobre que tem alto valor de revenda. Em ocorrências anteriores, os ladrões derrubavam os transformadores e levavam apenas a parte que interessava largando a carcaça no local. Desta vez, eles levaram os transformadores, além de cabos.
A constatação, na época, era de que se tratava de ação de quadrilha especializada, já que consegue realizar a ação numa rede energizada, de alto risco o que exige conhecimento. Em agosto de 2022, foram registrados furtos de pelo menos três transformadores.
Na época, a prefeitura informava por meio de nota, que a rede de energia e iluminação pública do Distrito Empresarial já havia sido repassada para a concessionária de energia, a Elektro, a quem caberia repor os transformadores. Furtos de transformadores passaram a ser comuns na região e em todo o Brasil exatamente pelo alto valor do cobre. Os alvos principais são chácaras e propriedades rurais. No caso do Distrito VI, o local pode ser acessados por vias rurais e não é vigiado. (Por Samuel Leite – repórter sob supervisão)