Geral

Leite materno: o melhor carinho



Leite materno: o melhor carinho
O leite materno, além de essencial, é sempre nutritivo até, pelo menos, os seis primeiros meses de idade de qualquer criança. Não existe leite “ralo”, como muitas mães acreditam. O leite materno é o ideal para a alimentação da criança.

Pediatra há 46 anos, o Dr. José Milton Martins diz que quando chegou a Fernandópolis, o índice de crianças gravemente desnutridas era muito alto, mas não descansou enquanto não conseguiu orientar as mães sobre a importância da alimentação saudável. “Hoje, dificilmente se sabe de algum caso de desnutrição por diarréia em crianças”, explica.

É importante ressaltar que o colostro (o leite que a mãe produz nos quatro primeiros dias após o parto) tem um alto nível de anticorpos, o que permite uma proteção maior para o bebê.

“O homem se habituou a consumir o leite de vaca, porém não é o melhor para a criança. Ele tem um teor de gordura muito elevado, diferente do materno que absorve tudo, não passa por nenhum processo que possa contaminá-lo, já que sai do peito da mãe e vai direto para a criança”, diz Dr. José Milton.

Durante os primeiros seis meses de vida da criança não é necessário nenhum outro tipo de alimentação além do leite materno. Ele contém água e as proteínas necessárias para o desenvolvimento da criança. Após esse período, pode-se prosseguir com a amamentação e incluir outros tipos de alimentos, pois a partir dos sete meses a criança precisa de complementos alimentares para se desenvolver. As papinhas de legumes ou frutas são bem-vindas, bem como sucos, chás e carnes magras de vaca magra, frango e peixe; todos os cozidos também são benéficos. Nunca incluir frituras na alimentação da criança.

O leite em pó é mais indicado por conter ferro e vitaminas. Os pasteurizados são apenas leite de vaca com menos gorduras.

É natural o bebê ficar sem evacuar ou mamar e em seguida evacuar fezes pastosas, já que sua alimentação é apenas à base de leite. Se a criança estiver urinando normalmente, é o suficiente. Caso as fezes sejam muito consistentes, pode haver algum problema e será necessário procurar orientação de um médico pediatra.
O médico obstetra tem a obrigação de orientar a mulher durante o período de gestação sobre a importância da amamentação e o quanto ela é capaz de evitar infecções e a hospitalização da criança.

Os complementos alimentares, como aveias e outros tipos de farinhas podem ser usados, desde que seja sob orientação médica para evitar a obesidade infantil.

É importante que as mães procurem sempre um pediatra para acompanhar o desenvolvimento dos filhos e se orientarem sobre todos os procedimentos de alimentação e cuidados com a higiene.

“A natureza é perfeita. O leite materno é a melhor alimentação que uma mãe pode dar ao filho nos seus primeiros meses de vida, além de ser gratuito”, finaliza Dr. José Milton Martins.