Geral

Lobby para boicotar carne brasileira preocupa pecuaristas



Lobby para boicotar carne brasileira preocupa pecuaristas
“Não sei o que os europeus querem. Nossa carne é saudável, passa por todos os testes. Isso é uma reserva de mercado descarada”. A frase, de um pecuarista de Fernandópolis que preferiu o anonimato, foi a resposta preocupada à informação, publicada em matéria especial do jornal “O Estado de São Paulo” da última terça-feira sobre o lobby armado pelo Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu contra a carne brasileira.

O Comitê, segundo a publicação, pediu “o embargo total e imediato” das importações do produto brasileiro. Os deputados em sua maioria seriam favoráveis ao embargo, o que “justificaria” a aplicação da medida.

A Comissão Européia pretende enviar técnicos veterinários ao Brasil, nos próximos meses, para avaliar as condições fitossanitárias da carne de exportação. Entretanto, um alto funcionário da Comissão garantiu que a decisão será técnica, “e não levando em conta a idéia dos deputados”, afirmou.

Na edição do jornal CIDADÃO do próximo sábado o leitor conhecerá a opinião de pecuaristas e exportadores sobre o pretenso veto à carne nacional.