O prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges, que foi o entrevistado do jornal CIDADÃO, de Fernandópolis, na edição do último sábado, por conta dos comentários de que poderia sair candidato a prefeito desta cidade, continua em evidência na região. Veja-se o que foi publicado na última edição do Jornal de Jales, na coluna Fique Sabendo, do jornalista Deonel Rosa Junior:
Um professor da rede estadual, leitor da coluna, contou uma história realmente intrigante. Na última quinta-feira, dia 12, ele encontrou-se com uma ex-colega de Unijales no centro da cidade. Foi convidado por ela para comparecer a um encontro, às oito horas daquela noite, em um hotel.Tentou mas não conseguiu obter antecipadamente maiores detalhes sobre o que seria tratado. Quando chegou ao hall do hotel, havia mais 11 pessoas que foram convidadas para subir ao salão de reuniões. Quando todas se acomodaram, entrou em cena uma loira, segundo nossa fonte, muito bonita. Ela explicou que o que se pretendia era debater livremente a realidade da cidade. Isto posto, a loira bonitona ligou uma câmera cinematográfica e passou a gravar tudo o que era dito. Um dos temas foi a questão da dívida da Prefeitura com a família Jalles. Também pediu opiniões sobre a avaliação que os presentes faziam da administração municipal. Em seguida, fez várias simulações sobre a eleição de 2008 envolvendo os nomes do prefeito Humberto Parini (PT), Flávio Prandi Franco, o Flá (DEM), Nice Candêo (PTB) e do prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges (PMDB).
ONIPRESENTE O que mais intrigou nosso leitor foi que o nome do prefeito Itamar Borges apareceu em todas as simulações. Pela pessoa que o convidou para participar da reunião ele ficou sabendo que outro encontro, com um grupo diferente, seria promovido no dia seguinte, no mesmo local.
HORÁRIO NOBRE Reuniões com grupos de pessoas, de diferentes níveis sócio-econômico-educacionais, são recursos muito utilizados por autores de novelas. Através de tais discussões eles medem a pressão da opinião pública e direcionam os passos de mocinhos e vilões nas tramas.
VIRADO PARA A LUA Por falar nisso, até quando não tem envolvimento direto no assunto o prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges (PMDB), acaba tirando vantagem. Matéria especial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o significado do 9 de julho publicada no início da semana empinou ainda mais a pipa do beijoqueiro. Embora o projeto da Caminhada 9 de julho, que passou por Jales no dia 4 de junho, seja da ONG Cidadania Plena, presidida pelo jalesense Roberto Gonçalves, que mora em São José dos Campos, e do Movimento MMDC, de São Paulo. o destaque da matéria acabou sendo o município de Santa Fé do Sul, ponto de partida do roteiro, que terminou em Cruzeiro, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
AVIÃO Aliás, por mais que os que têm antipatia gratuita não gostem, o fato é que Itamar tem um aguçadíssimo senso de oportunidade. Ele viajou 825 quilômetros de Santa Fé do Sul a Cruzeiro só para ver o fim da Caminhada. Ficou lá uma hora e voltou. Mas, na condição de prefeito do município que dá o tiro de partida ao evento, acabou entrevistado na televisão e até pelo Estadão, sendo regiamente recompensado pela loucura da viagem.