Geral

“Lugar de Mulher é onde Ela quiser”



“Lugar de Mulher é onde Ela quiser”

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, acontece em Fernandópolis o evento “Lugar de Mulher é onde Ela quiser”, organizado pela Maná - Cursos e Apostilas, que funciona no Shopping Center Fernandópolis. À frente está Eloisa da Silva Costa exemplo de mulher que decidiu ir à luta e conquistar objetivos. A intenção do evento é mostrar que a mulher pode ocupar diferentes espaços e estar onde Ela quiser. “Hoje a mulher, quando se prepara de forma correta, pode chegar a todos os objetivos esperados”, diz. Formada em Direito, pós graduada em Ciências Criminais, Eloisa também adquiriu expertise em concursos públicos, tendo sido aprovada como escrivã de Polícia e, mais recentemente, como escrevente técnico Judiciário. Com a Maná busca compartilhar o conhecimento que adquiriu com aqueles que buscam um lugar ao sol. “Eu encontrei uma forma de passar conhecimento com um valor acessível, o que está dando certo até hoje”, revelou nesta entrevista ao CIDADÃO. Veja:

À véspera do Dia Internacional da Mulher acontece em Fernandópolis o evento “Lugar de Mulher é onde Ela quiser”. Qual é foco do evento?
O foco são as mulheres que ainda acreditam que não são capazes de passar em um concurso ou de ser melhor no que fazem. Hoje a mulher, quando se prepara de forma correta, pode chegar a todos os objetivos esperados.
Nesse encontro são reunidas mulheres em diferentes profissões. Qual a intenção?
A intenção é mostrar que a mulher pode ocupar diferentes espaços na sociedade. Mostrar que somos capazes e que o sonho pode ser real. 
Em um mundo tão conectado, a mulher ainda sofre discriminação para alcançar seu objetivo?
Não posso falar em discriminação, porque no Brasil há espaço para todos que estejam bem qualificados, mas ainda existe uma baixa autoestima, uma crença de que por ser mulher não pode estudar e não pode ocupar lugar de destaque, o que não é verdade.

Ainda existe uma baixa autoestima, uma crença de que por ser mulher não pode estudar


A igualdade entre homens e mulheres ainda é uma ficção?
Não é ficção a igualdade, mesmo porque a própria Constituição Federal fala que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. O que acontece é que as mulheres têm o encargo da casa e dos filhos, e caso queiram entrar em alguma carreira, precisam se dedicar além daqueles que apenas estudam e se preparam para o campo de trabalho. Não vejo uma diferenciação entre homens e mulheres, vejo pessoas mais preparadas que outras e aí sim há diferença. 
A paixão pelo Direito, onde é pós-graduada em Ciências criminais, foi o seu primeiro desafio?
A paixão pelo Direito vem desde criança e após eu ingressar na Polícia Civil só fez aumentar, foi quando então fiz o curso superior e a pós-graduação. Não encarei como desafio, mas sim como um modo de aumentar meus conhecimentos para na época, desempenhar meu papel de policial de uma forma melhor. 
Você se especializou em concursos, primeiro como concurseira e agora como empreendedora com a Maná– Cursos e Apostilas. Como foi?
Minha vida de estudos teve mais intensidade quando eu me vi na obrigação de sair de onde estava, porque não me sentia bem e via que estava contrariada, fazendo algo que eu não queria. Aí decidi que eu iria sair daquele emprego e que eu iria para um cargo onde eu me identificava. Não foi da noite para o dia, precisou de estudos e dedicação. Com o decorrer do tempo, preparando materiais para meus próprios estudos, percebi que eu poderia auxiliar as pessoas com aquilo e associar a um baixo valor, porque hoje em dia o mercado de concursos acaba por “explorar” quem está em busca de conhecimento, colocando valores altos. Eu encontrei uma forma de passar conhecimento com um valor acessível, o que está dando certo até hoje.


Não vejo uma diferenciação entre homens e mulheres, vejo pessoas mais preparadas

 

Como funciona o trabalho que também realiza como coaching para concursos?
A orientação para concursos vai desde organizar o material para o aluno até indicar como ele deve estudar e o que estudar. Porque as pessoas acreditam que tem que estudar tudo o que vem no edital, e não é verdade. Com a experiência que tenho em analisar editais, montar materiais e efetivamente prestar os concursos, acabei percebendo que há assuntos preferidos pelas bancas e também a forma como pode ser cobrado. É isso que passo para meus alunos, tanto das turmas online, quanto as presenciais.
Nesse tempo como concurseira, tendo conquistado a vaga como escrivã de polícia onde atuou por 20 anos e agora atuando como escrevente técnico judiciário, o que mudou no mundo dos concursos?
Nesses “poucos” anos houve uma mudança muito grande no público que presta o concurso e nas bancas que aplicam as provas. Quando eu comecei, poucas pessoas se importavam em ter estabilidade, em se preparar pra uma prova. Hoje, a concorrência é altíssima, principalmente quando a formação exigida é nível médio. Já em relação às bancas, elas perceberam esse interesse das pessoas nos cargos públicos e passaram a elaborar provas com dificuldades um pouco maiores. Antes, uma nota de corte era de 60/70, hoje, numa prova de 100 questões, quem não acertar pelo menos 85 questões está fora do certamente, dependendo da quantidade de vagas ofertadas. 

Quem deixa de sonhar para de viver e não chega a lugar nenhum


Quem mais procura hoje por um concurso, em busca da tão sonhada estabilidade, homem ou mulher?
Depende os cargos ofertados, há uma busca de um público mais específico, porém, as mulheres sempre se destacam mais. Por exemplo, o concurso da Polícia Militar que está para soltar o edital, a procura maior é pelo público masculino, porém, as mulheres já começaram a aparecer numa quantidade considerável. Outro exemplo, o concurso do Cisarf ou para professores, o público é na maioria de mulheres, chegando a 97% dos alunos.  
Mulher, esposa, mãe e profissional. Já se considera realizada ou ainda tem sonhos? 
Com toda certeza tenho sonhos. Quem deixa de sonhar para de viver e não chega a lugar nenhum. Realizada profissionalmente já sou, porém, sempre dá pra subir um degrauzinho. Mas minha maior realização será a formação dos meus filhos. Um já faz mestrado na Unesp, em Rio Preto/SP, na área de inteligência artificiar, mas ainda tenho dois que ainda moram comigo que estão em idade escolar. Esses são desafios no dia de hoje, criar os filhos e educá-los, para chegarem até o ponto de serem realizados profissionalmente.