Geral

Lula visita Iturama para conhecer o Pólo, agora disputado por Votuporanga



Lula visita Iturama para conhecer o Pólo, agora disputado por Votuporanga
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará as cidades mineiras de Iturama e Santa Vitória e a goiana São Simão no próximo dia 27, ocasião em que participará de dois atos relacionados ao Pólo Logístico de Água Vermelha. Em São Simão e Iturama, o presidente participará de solenidades de divulgação da navegabilidade dos rios Paranaíba e Grande. O projeto do Pólo, também conhecido como Porto Intermodal, propõe a ligação por via fluvial do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, principalmente para o transporte de grãos e carne bovina.

O empresário Andrelino Novazzi Neto, proprietário da empresa Transrio e presidente da holding de empresas que compõem o Pólo, vai colocar à disposição de Lula uma embarcação turística. Não se sabe se o presidente viajará por via fluvial. Inicialmente, a previsão é de que a viagem seja feita em helicóptero. Na cidade de Santa Vitória, Lula participará do lançamento da pedra fundamental de uma usina de polietileno - a primeira do mundo a utilizar etanol como matéria-prima. Esse projeto, que terá investimentos da ordem de US$ 17 milhões, integra o Pólo Logístico.

Em conversa por telefone com a reportagem de CIDADÃO, também na quinta-feira, o deputado federal Devanir Ribeiro (PT) disse que Lula tem “vivo interesse” na criação de unidades multimodais de transporte.
Ribeiro, que é um dos parlamentares que trabalham pela consecução do projeto de Água Vermelha, não poderá acompanhar a comitiva presidencial na visita ao triângulo mineiro, já que na mesma data tem compromissos na Comissão de Orçamento.


CEAGESP
Na tarde de quinta-feira, 21, o empresário fernandopolense Carlos Lima, coordenador do Porto Intermodal, convocou membros da Associação de Amigos e empresários da cidade para conhecer as instalações da Ceagesp e o trecho entre a empresa e a antiga estação da Fepasa, de cerca de 800 metros, onde os trilhos foram arrancados ou estão cobertos de terra.

Lima explicou que é preciso restabelecer esse ramal, que liga a estação à Ceagesp e ao IBC. Ele detalhou os próximos passos do projeto e alertou para as recentes ações de políticos e empresários de Votuporanga, no sentido de tomar o lugar de Fernandópolis no projeto do Pólo Logístico de Água Vermelha: “Não fizemos a lição de casa como deveríamos, perdemos muito tempo e, se não agirmos, poderemos perder o bonde da História”, previu.

O presidente da Associação de Amigos, Ubaldo Martins, declarou que a cada dia se entusiasma mais com o projeto. “Creio que o parecer que apresentaremos à prefeita Ana Bim será favorável (à aquisição da área de 4,8 alqueires). Não acredito que haverá unanimidade dos membros da Associação de Amigos, mas certamente a maioria votará a favor”, disse.

De olho no transporte de mercadorias através da logística intermodal, há meses Votuporanga se movimenta nos bastidores de Brasília para obter a instalação de uma EADI – Estação Aduaneira do Interior – que é um terminal alfandegário de uso público, localizado num porto seco, cujo objetivo principal é aliviar o fluxo de mercadorias nos portos. A EADI conta sempre com um posto da Receita Federal.

Segundo Lima, há muito tempo a instalação de uma EADI está nos planos da holding Água Vermelha – com proposta de instalação em Fernandópolis. “Acontece que perdemos muito tempo e terreno por falta de vontade política da administração, e Votuporanga tem se aproveitado disso. Temos que correr, senão ficaremos de fora até do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal)”, afirmou o empresário.