A Orquestra de Sopros de Fernandópolis, projeto desenvolvido pela Corporação Musical da cidade em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura e Prefeitura, sob direção do maestro Luís Fernando Paina, recebeu nos dias 11 e 12 de abril o maestro Dailton Lopes da Orquestra de Sopros de Americana.
O maestro ministrarou aulas e workshops aos alunos da corporação musical e esteve acompanhado do professor de trombone Emerson Luis Amaral Martins, integrante da Orquestra de Americana, que já realiza mensalmente aulas e workshops para o grupo.O trabalho realizado em Fernandópolis na área musical é invejável por qualquer outra cidade, diz o músico.
A visita do maestro é a primeira de várias que a orquestra terá no decorrer do ano. Elas fazem parte do projeto de aprimoramento dos participantes, promovendo a troca de experiências com músicos e maestros de destaque no cenário musical. Lopes é Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e conclui o curso de Regência de Banda nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade sob orientação do maestro Roberto Farias. De 1993 a 1996, atuou como regente assistente e professor de clarineta e saxofone nos projetos, UNIBANDA programa de formação de bandas da UNICAMP e Banda Lyra Mogimiriana, ambos projetos coordenados pelo maestro Carlos Lima. Ingressou através de concurso público na Orquestra Sinfônica de Americana como clarinetista e claronista, tendo que deixar o cargo no ano seguinte para iniciar o mestrado em música na Universidade Federal da Bahia. No ano de 1998, recebeu o convite para tocar na Amazônia Jazz Band Ensemble, da cidade de Belém do Pará. Em 1999, assumiu a regência da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Magi, onde é o atual regente.
A Orquestra de Sopros de Fernandópolis está entre as 10 melhores do Estado, e o trabalho desenvolvido é referência para várias corporações musicais do mesmo estilo. Para o maestro Luís Fernando Paina, responsável pelo grupo essas visitas são motivo de muita alegria, é um grande prazer e privilégio receber a visita desses grandes parceiros que lutam pela divulgação da boa música em nosso País.
A instituição musical fundada em 1970, embora existam relatos de apresentações em meados de 1950, é considerada a mais antiga e atuante na cidade. A formação atual começou no ano 2000 com o atual maestro Luís Fernando Paina. A partir dessa formação a visão e o trabalho expandiram, com o aumento de integrantes e o reconhecimento do público. O grupo já realizou apresentações em São José do Rio Preto, Jales, Votuporanga, Guarani D'Oeste, Brasitânia e até na capital paulista no Memorial da América Latina no show realizado com o cantor Guilherme Arantes, um dos momentos mais marcantes para a orquestra segundo o professor da corporação musical, Raphael Vinícius Faria Martins.
Para este ano, a orquestra possui vários projetos como cine orquestra, concertos gratuitos, show com Flávio Venturini, Renato Teixeira e a vinda de maestros e músicos de cidades culturais para conhecer o trabalho artístico e cultural da corporação.
A Orquestra de Sopros de Fernandópolis é formada por 120 integrantes entre crianças e jovens divididos em dois níveis de aprendizagem - o nível avançado, composto pelos músicos da orquestra principal e a orquestra mirim, formada pelos alunos iniciantes. São tocados instrumentos de madeira (flauta, clarinete, saxofone), metais (trompete, trombone, trompa, tuba e bombardino) e percussão (tímpano, xilofone, bateria, etc). A sede fica na Av. Rosalvo Aderaldo n° 768, Vila Esplanada Estádio Municipal Cláudio Rodante. As aulas são gratuitas e abertas à população de segunda a sexta das 8h às 22h e aos sábados, 8h30 às 12h.