Geral

Maio ainda sem Expo, mas com inaugurações na agenda da cidade



Maio ainda sem Expo, mas com inaugurações na agenda da cidade

Pelo segundo ano consecutivo as festividades do aniversário de Fernandópolis serão afetado pela pandemia da Covid-19. Novamente a cidade não terá a realização de sua principal festa, a Expo, mas na Prefeitura já se organiza um calendário para entrega de obras durante este mês. A cidade comemora este ano 82 anos de fundação.
Em 2020, a pandemia chegou dois meses antes do aniversário da cidade. A programação da Expo já estava definida e os ingressos à venda pela internet. Tudo teve que ser cancelado. Naquele momento, o coronavírus estava chegando em Fernandópolis. A cidade tinha registrado entre março e abril apenas 14 casos. Um ano depois, a cidade chega a maio com 8,3 mil contaminados pelo vírus e quase 200 mortes.
No ano passado, em entrevista ao CIDADÃO, o prefeito André Pessuto anunciava um “maio diferente”. Este ano, a história se repete.
“Como ocorrido em 2020, o evento comemorativo do dia 22 de Maio será mantido, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Os detalhes estão sendo finalizados pela Secon – Secretaria de Comunicação -, mas haverá hasteamento das bandeiras, execução dos hinos e homenagens aos fundadores da cidade”, diz a nota da prefeitura.
E acrescenta: “Ao contrário do ocorrido entre os anos de 2017 e 2019 com os diversos shows aéreos trazidos pela Prefeitura, não haverá nenhum evento que promova aglomeração de pessoas”.
A novidade para este mês de maio, é que a prefeitura anuncia que estará realizando algumas solenidades para entrega de obras. A Prefeitura promete divulgar a relação e os protocolos das inaugurações em breve. Na lista devem estar obras como o novo Paço Municipal, a sede da Osfer - Orquestra de Sopros de Fernandópolis -, a abertura da Avenida Marginal Luiz Brambatti na altura da Elektro e obras de asfaltamento em bairros. O protocolo deverá ser o mesmo da inauguração da Escola do Jardim Uirapuru em julho do ano passado, com poucas pessoas e transmissão online.
MAX
Na lista de eventos em maio, deve constar a inauguração do Max Atacadista. A obra caminha célere para a finalização, enquanto no interior do prédio, funcionários trabalham para organização da área de vendas e depósito.
A data ainda não confirmada, segundo a assessoria de imprensa do Grupo Muffato, quando perguntada se estava definida a inauguração para o dia 7, próxima sexta-feira. Fala-se ainda numa data mais próxima ao aniversário da cidade.
O Grupo Muffato, que detém a bandeira do Max Atacadista, está investindo R$ 35 milhões em Fernandópolis.
EXPO
Também pelo segundo ano seguido, a cidade não realizará sua maior festa, a Exposição. No ano passado, logo após o cancelamento da festa, o prefeito André Pessuto tomou a medida de suspender o contrato de concessão com a empresa GM Sisto pelo período de 260 dias, entre 15 de abril e 31 de dezembro, devido ao estado de calamidade pública por conta do coronavírus.
Depois, em novo ato, a prefeitura publicou extrato do primeiro termo aditivo do contrato, repondo os 260 dias da suspensão no final do contrato. Assim, a concessão que terminaria em 24 de fevereiro de 2024, foi prorrogada até 10 de dezembro do citado ano.
Nos bastidores, há informações que, com o prolongamento da pandemia, impedindo realização de eventos com público, uma nova suspensão deve ser avaliada e o prazo ser acrescido ao final do contrato que pode ser estendido até 2025.
A prefeitura se manifestou sobre o assunto. “Ainda não existe na Prefeitura nenhum protocolo com relação a essas tratativas, mas se prevalecer a fase do Plano SP que não podem ocorrer eventos de aglomeração, provavelmente a empresa deverá pedir a suspensão e caso isso venha ocorrer, será encaminhado para a PGM – Procuradoria Geral do Município visando análise”.
O empresário Gustavo Sisto foi procurado e confirmou que ainda não discutiu o assunto com a prefeitura e não tem perspectiva sobre quando voltará a realizar eventos com público no recinto da Expo.