Saúde

Mais de 2.300 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Fernandópolis



Mais de 2.300 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Fernandópolis

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 2.377 não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no município. A pasta segue com a realização de ações de busca ativa para encontrar os faltosos e completar o esquema vacinal.

A equipe da Vigilância Epidemiológica gera um relatório semanal dos faltosos e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde que realizam a busca desses pacientes, por meio de ligações e visitas domiciliares, em casos necessários.

Durante o serviço de busca ativa, os agentes confirmam se o paciente está ciente de que já pode tomar a 2ª dose, os motivos por não terem procurado a UBS e orientam sobre a importância de ficar em dia com a vacina.

DOSE REFORÇO

A dose de reforço está disponível para toda população adulta. Para receber o imunizante é preciso ter completado 04 meses ou mais da segunda dose, para as pessoas que receberam os imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Essas pessoas podem procurar as Unidades de Saúde ou a Central.

Já para as pessoas que foram vacinadas com a Janssen (dose única), a orientação é que o reforço seja feito no período mínimo de 2 meses com vacina da fabricante Janssen, que está disponível apenas na Central da Saúde.

Todas as Unidades de Saúde e a Central disponibilizam todas as doses da vacina até às 13h, de segunda a sexta-feira.

A Campanha contra a Covid -19 está em andamento no município desde janeiro de 2.021 e já aplicou 140.625 vacinas entre a 1ª, 2ª e 3ª dose.