Saúde

Máscara volta a ser obrigatória em recintos fechados em Rio Preto e cidades da região



Máscara volta a ser obrigatória em recintos fechados em Rio Preto e cidades da região

Cidades da região decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em recintos fechados, apesar do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo ter emitido apenas uma recomendação para o uso de máscaras em locais fechados para prevenir o contágio da Covid-19.

A proteção facial havia sido dispensada nos espaços no dia 17 de março, 679 dias depois de terem sido impostas no início da pandemia. A orientação vem no momento em que os índices da doença voltam a subir no estado, ainda que continuem em patamares considerados baixos. Segundo o coordenador do Comitê, Paulo Menezes, trata-se de uma recomendação, não é uma obrigatoriedade.

Rio Preto está publicando decreto nesta quarta-feira, que torna obrigatório o uso de máscara em locais fechados. A medida já está em vigor e atende pedido feito pelo promotor Carlos Romani.

Outros municípios decidiram retomar a obrigatoriedade da proteção, casos de Guapiaçu, Altair e Glicério. A Prefeitura de São João das Duas Pontes, região de Fernandópolis, através de decreto assinado pelo prefeito José Carlos Cezare, popular Zé Mamão, torna obrigatório a máscaras nas escolas, prédios públicos e em todos os ambientes fechados particulares.

As cidades de Cedral, Icém, Tabapuã, Tanabi, Ariranha, Bálsamo, Adolfo, Bady Bassitt e José Bonifácio, seguiram o estado e adotaram a recomendação para que os moradores e alunos usem o item de proteção contra a Covid-19. Em Fernandópolis, a decisão do uso da máscara fica a cargo de cada pessoa.