Meio Ambiente

Massa de ar polar vai derrubar as temperaturas na região na próxima semana



Massa de ar polar vai derrubar as temperaturas na região na próxima semana
Fonte: G1

Os serviços de meteorologia afirmam que grande parte do Brasil vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira, 16. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em Fernandópolis e pode chegar até 4ºC com possibilidade de geada.

Nas redes sociais, o frio que se aproxima vem sendo divulgado como uma "erupção polar histórica". Segundo os meteorologistas da Climatempo, o termo não existe na literatura da meteorologia, e o que de fato vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma "massa polar", que o especialista classifica como "muito intensa".

Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O ápice será entre os dias 16 e 22. Segundo especialistas da Climatempo, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns no país como: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".