Saúde

Média diária de novos infectados por Covid-19 é a menor dos últimos três meses



Média diária de novos infectados por  Covid-19 é a menor dos últimos três meses

Quando a pandemia do novo coronavírus fez a primeira vítima em Fernandópolis, mais precisamente no domingo, 7 de junho, pouco se pensava que esse fenômeno gripal tomasse tamanha abrangência e, tampouco, fizesse tantas vítimas fatais como está ocorrendo. No primeiro momento, como pouco se sabia sobre a doença, as medidas preventivas e restritivas foram as primeiras iniciativas tomadas. Com elas, vieram as medidas de isolamento social, fechamento do comércio e adoção do plano de flexibilização para a reabertura do comércio no Estado de São Paulo, sendo este processo determinado por um cronograma composto por uma série de protocolos.
Agora, passados seis meses desde o registro do primeiro caso positivo de Covid-19 em Fernandópolis e mais de três meses após a primeira morte em decorrência da doença, o município já contabiliza 34 vítimas fatais e mais de 2.300 pessoas infectadas pelo vírus. Com esses números, permitiu-se criar um perfil das vítimas fatais, que no cenário estadual, tinham uma ou mais comorbidades. Em Fernandópolis, por exemplo, as 34 vítimas da Covid-19 tinham comorbidades.

AUMENTO E DECLÍNIO 

AUMENTO E DECLÍNIO 

O primeiro caso positivo de Covid-19 em Fernandópolis foi registrado no dia 25 de março. Somente oito dias depois é que foi registrado o segundo caso positivo em 2 de abril, que fechou o mês com 13 pessoas infectadas e acumulado de 14. Em maio, a média diária foi de 1,67 casos/dia, fechando o terceiro mês com 50 novos infectados e acumulado de 64 contaminados pelo novo coronavírus. A partir de junho, ocorreu um aumento exponencial do número de novos infectados, fechando o mês com 435 exames positivos, uma média de 14 casos/dia e um acumulado de 499 pacientes e 5 óbitos registrados.
Em julho, a taxa continuou subindo num ritmo ainda mais acelerado, fechando o mês com mais 730 pessoas infectadas, uma média de 23,5 casos/dia, com acumulado de 1.229 exames positivos e 13 vítimas fatais em decorrência da doença. Agosto foi o mês mais crítico, período em que a pandemia atingiu o platô na cidade. Foram mais 803 casos registrados, uma média de 25,9 casos/dia, totalizando 2.032 exames positivos e mais 12 vítimas fatais em decorrência da infecção. 

A partir de setembro, iniciou o processo de declínio do número de infectados. De 803 registrados em agosto caiu para 204 em setembro, uma redução na média diária de 25,9 para 13,82 casos/dias no acumulado até esta sexta-feira, 18. Apesar de estar fechando a terceira semana do mês, foram registrados 4 óbitos durante esse período, totalizando 34 vítimas fatais em decorrência do novo coronavírus e 2.327 pessoas infectadas. 
O cenário atual indica uma queda acentuada do número de infectados e de mortes na média diária e também no acumulado do mês. Tendência que se mantém mesmo após 14 já passados a partir da reabertura do comércio por meio dos protocolos do Plano São Paulo de flexibilização. 
Boletim da Santa Casa informou nesta sexta-feira que 19 pessoas estavam internadas na Ala da Covid-19, sete deles na UTI e 12 na enfermaria.