-(Matéria atualizada)- A Fase 3 da Operação CyberConnect, coordenada pelo Demacro e Deinter 5 Rio Preto, que são diretorias da Polícia Civil Paulista da Grande São Paulo e São José do Rio Preto nesta quinta-feira, mobilizou 400 policiais civis para o combate a fraudes eletrônicas.
Os policiais cumpriram 107 mandados mandados em 21 cidades paulistas (capital, grande SP, interior e litoral) e uma capital do centro oeste.
No primeiro balanço divulgado durante entrevista coletiva em Rio Preto a Polícia Civil revelou que 19 pessoas suspeitas de integrar quadrilhas de estelionatários que fizeram 80 vítimas em Rio Preto foram presas. Uma das vítimas de Rio Preto teria perdido R$ 1,5 milhão no golpe do falso gerente de banco. A autora do golpe foi presa nesta quinta-feira, durante a operação, em cumprimento de mandados, em São Paulo. O marido dela também foi preso em flagrante por tráfico de drogas, pois estava com um carregamento de maconha gourmet.
O diretor do Deinter-5, José Luiz Ramos Cavalcanti, diz que foram bloqueadas 132 linhas telefônicas utilizadas pelas quadrilhas para aplicar golpes. "Dessa forma, impedimos que mais vítimas sejam feitas. Na região, o crime de estelionato foi um dos que mais cresceram", afirma o diretor.