Meio Ambiente

Meio Ambiente coloca Fernandópolis em 7º lugar em ranking nacional



Meio Ambiente coloca Fernandópolis em 7º lugar em ranking nacional

Fernandópolis é 42º lugar no Ranking Connected Smart Cities de cidades com população entre 50 mil a 100 mil habitantes, que foi divulgado nesta quinta-feira, 2, com nota de 28,1. Apenas três cidades paulistas nesta faixa da população obtiveram nota acima de 30 para o ranking nacional.
Contudo, Fernandópolis foi a única da região a figurar entre as 10 cidades brasileiras, no ranking geral no quesito Meio Ambiente. Ficou em 7º lugar, atrás apenas de Balneário Camboriú (SC), Santos (SP), Curitiba (PR), Francisco Beltrão (PR), Pinhais (PR) e Três Lagoas (MS). Pesa a favor da cidade o fato de ter 100% de água tratada, coleta e destinação correta de resíduos, além do trabalho de preservação e ampliação da cobertura vegetal.
Feito pela Urban Systems em parceria com a Necta, há sete anos, o ranking considera diversos aspectos para mapear cidades com mais de 50 mil habitantes, om maior potencial de desenvolvimento no Brasil – as chamadas cidades inteligentes.
Em 2021, o ranking traz uma edição das mais inovadoras, com algumas alterações em seu estudo. De partida, sempre são atualizadas as cidades analisadas, considerando as estimativas populacionais, anualmente, projetadas pelo IBGE. Em 2021, são 677 municípios brasileiros analisadas, quatro a mais do que na edição anterior.
 “É importante lembrar que o conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia”, comenta Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.
Os indicadores levados em conta são economia, educação, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, segurança, saúde, tecnologia e inovação, empreendedorismo. 
São Paulo foi considerada a cidade mais inteligente do País, com nota de 37,5. No ranking nacional, Fernandópolis não aparece entre as 100 cidades (mais) inteligentes. No ranking das cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes, ficamos em 42º lugar, ou seja, perdemos 17 posições na comparação com ranking de 2020, quando a cidade aparecia em 23º lugar. 
Entre as 100 cidades (mais) inteligentes Fernandópolis aparece em dois quesitos: Meio Ambiente (7º lugar) e Saúde (71º lugar).  Somente as cidades de Rio Preto e Barretos, na região, ficaram no ranking nacional. Entre as cidades com até 100 mil habitantes, superamos Votuporanga (73º) e Mirassol (82º).