Economia

MEIs lideram ranking de empresas em Fernandópolis



MEIs lideram ranking de  empresas em Fernandópolis

Os MEIs -Microempreendedores Individuais - de Fernandópolis são a maioria das empresas cadastradas na cidade.  Os dados fazem parte de um levantamento realizado por meio do DataSebrae, banco de dados oficial, que revela que mais de 3 mil dos cadastros de empresas são dos MEIs.

Ao todo estão cadastradas 10.752 empresas, de acordo com a última atualização realizada em agosto desse ano. Sendo que 3.993 deles são do MEI, outros 3.507 Microempreendedores (ME), 2.785 são voltadas para as médias e grandes empresas e aquelas que não declararam o porte no momento da abertura. Além das Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que são 468 cadastradas, de acordo com o DataSebrae.

Na divisão por setor das empresas cadastradas em Fernandópolis, quem lidera toda a pesquisa é o setor de serviços, que engloba centenas de funções, ao todo a cidade tem 4.110 empresas que atuam nessa área (veja gráfico). 

Já o comércio carrega o segundo maior número de empresa registradas, sendo 3.151 delas atuantes no mercado fernandopolense. Em terceiro lugar a agropecuária toma conta do ranking, carregando 2.201 registros, na sequência está o setor de indústria com 721 registros e por último a construção civil com 564 empresas cadastradas.

Dentro do setor de agropecuária as 2.201 empresas estão divididas como 2.149 em empresas de médio e grande porte, 28 como MEI, 17 delas como ME e 7 delas como EPP. No comércio, quem lidera são os MEs com 1.526 registros dos 3.151 os outros 1.264 são MEIs, 198 deles são EPP e empresas de médio e grande porte no comércio são de 163.

A construção civil com suas 564 empresas tem também os MEIs na frente com 401 registros, os outros 106 são de ME, 19 de empresas de médio e grande porte e outras 38 de EPP. Na indústria, as 721 empresas estão divididas em 360 em MEIs, os outros 235 são ME, 73 delas EPP e outras 53 como empresas de médio e grande porte.

Já o setor de serviços, o que tem o maior registro de empresas em Fernandópolis, sendo 4.110, leva 1.940 registros de MEIs, 1.618 de ME, 401 de empresas de médio e grande porte e os outros 151 EPPs.

Segundo Bruno José dos Santos, consultor de negócios e gestor do Sebrae-SP na microrregião de Fernandópolis, os números refletem um cenário nacional que só tende a aumentar.

“Os dados mostram claramente a força dos microempreendedores individuais (MEIs) em Fernandópolis. Com quase 40% do total de empresas, os MEIs desempenham um papel fundamental na economia local, especialmente nos setores de serviços e comércio. Isso reflete não apenas o espírito empreendedor da nossa população, mas também a facilidade e flexibilidade que o regime de MEI proporciona para quem quer iniciar um negócio com menos burocracia”, afirma Bruno José dos Santos, consultor de negócios e gestor do Sebrae-SP na microrregião de Fernandópolis.

Veja no gráfico o número de empresas  em Fernandópolis, segundo o Data Sebrae