Política

Mesmo com apelos, região continua na fase laranja do Plano SP



Mesmo com apelos, região continua na fase laranja do Plano SP

Mesmo com o pedido da Prefeitura de São José do Rio Preto, SP, para o Governo de São Paulo para ir à fase amarela do Plano SP de flexibilização da quarentena, a cidade se manteve nesta sexta-feira, 28, na fase laranja. Com a permanência na fase, Rio Preto arrasta com ele, todos os demais municípios da região os quais estão integrados, dentre eles, Fernandópolis e Votuporanga que lutaram bravamente durante a semana para avançarem para a Fase 3 (Amarela) do Plano SP.

Nesta sexta-feira nenhuma cidade poderia subir de fase, apenas regredir. A atualização do plano de flexibilização, como o governo costuma classificar, será na próxima sexta-feira, 4 de setembro. Apesar de Rio Preto ter apresentado uma diminuição na taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 desde a semana passada, mas ainda não chegou ao índice abaixo dos 75% para pular de fase. O mesmo se repete com outras cidades de grande porte da região como Fernandópolis que desde a sexta-feira, 21, vem apresentando um índice de 100% de ocupação dos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – da Ala de Síndromes Gripais da Santa Casa. Nesta sexta-feira, 28, por exemplo, até a enfermaria atingiu 95% de ocupação dos leitos.

Na quinta-feira, 27, a taxa de ocupação de UTI em Rio Preto era de 75,5%. Há duas semanas, beirava os 80% de ocupação e correu o risco de ir para a fase vermelha.