Geral

Mesmo tumultuada, exposição de Lima sobre pólo logístico convence platéia



Mesmo tumultuada, exposição de Lima sobre pólo logístico convence platéia
O empresário Carlos Lima, coordenador do Pólo Logístico de Água Vermelha, um projeto intermodal, ou seja, que propõe a criação de uma estrutura mista de transporte para escoamento da produção do centro-oeste brasileiro e dos estados circunvizinhos à região de Iturama (SP, MG, MS, MT e GO), por hidrovia, ferrovia, rodovia e aerovia, fez uma explanação sobre o andamento do plano na noite de terça-feira, 12, na sede da Loja Maçônica “Benjamin Reis”.

A palestra aconteceu a convite da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, cujo presidente, Ubaldo Martins, aceitou um pedido da prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, para que a entidade avaliasse a viabilidade do projeto e emitisse um parecer.

O impasse entre Carlos Lima e Ana Bim, que se arrasta há quase 20 meses, acabou criando um clima tenso na reunião. Vários integrantes do primeiro escalão da administração municipal – entre eles, Milton Edgard Leão, diretor de Desenvolvimento Sustentável – estavam no encontro.

Em certo momento da explanação, Carlos Lima passou a falar em conceitos de ética e cidadania e acabou fazendo comentários sobre suas diferenças pessoais com a prefeita. O presidente Ubaldo Martins pediu-lhe que “retomasse a exposição do projeto e deixasse de lado os problemas pessoais”.

Houve um princípio de discussão, logo superado. Lima retomou o fio da narrativa a apresentou informações importantes, como a plena adesão da Ceagesp ao projeto (confirmada pelo diretor da empresa, Sergisnei de Oliveira Pereira, que compareceu à reunião), e uma gravação de matéria recente da Rádio Bandeirantes, onde o conhecido jornalista Carlos Nascimento fala do potencial do Porto Intermodal de Água Vermelha.

Lima exibiu ainda a gravação de entrevista feita em 15/11/2006 pelo repórter Valdecir Cremon com o empresário Andrelino Novazzi Neto, proprietário da empresa náutica Transrio e presidente da holding Água Vermelha. Na entrevista, Novazzi fala sobre a viabilidade do porto.

“É o maior projeto de logística no Brasil nos últimos 50 anos”, garantiu Carlos Lima, que revelou a previsão de investimentos dos empresários no projeto R$ 900 milhões. O encontro foi prestigiado por cerca de 40 pessoas ligadas às entidades e clubes de serviços de Fernandópolis.

No final, o presidente da Associação de Amigos declarou que a entidade vai se reunir para definir o parecer que será enviado à prefeita Ana Bim. “Nosso propósito é colaborar, não importa quem seja o prefeito. Somos uma entidade de apoio”, disse Ubaldo Martins, antes de finalizar: “De todo modo, somos favoráveis ao Porto Intermodal”.