O empresário Carlos Lima, coordenador do Pólo Logístico de Água Vermelha, um projeto intermodal, ou seja, que propõe a criação de uma estrutura mista de transporte para escoamento da produção do centro-oeste brasileiro e dos estados circunvizinhos à região de Iturama (SP, MG, MS, MT e GO), por hidrovia, ferrovia, rodovia e aerovia, fez uma explanação sobre o andamento do plano na noite de terça-feira, 12, na sede da Loja Maçônica Benjamin Reis.
A palestra aconteceu a convite da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, cujo presidente, Ubaldo Martins, aceitou um pedido da prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, para que a entidade avaliasse a viabilidade do projeto e emitisse um parecer.
O impasse entre Carlos Lima e Ana Bim, que se arrasta há quase 20 meses, acabou criando um clima tenso na reunião. Vários integrantes do primeiro escalão da administração municipal entre eles, Milton Edgard Leão, diretor de Desenvolvimento Sustentável estavam no encontro.
Em certo momento da explanação, Carlos Lima passou a falar em conceitos de ética e cidadania e acabou fazendo comentários sobre suas diferenças pessoais com a prefeita. O presidente Ubaldo Martins pediu-lhe que retomasse a exposição do projeto e deixasse de lado os problemas pessoais.
Houve um princípio de discussão, logo superado. Lima retomou o fio da narrativa a apresentou informações importantes, como a plena adesão da Ceagesp ao projeto (confirmada pelo diretor da empresa, Sergisnei de Oliveira Pereira, que compareceu à reunião), e uma gravação de matéria recente da Rádio Bandeirantes, onde o conhecido jornalista Carlos Nascimento fala do potencial do Porto Intermodal de Água Vermelha.
Lima exibiu ainda a gravação de entrevista feita em 15/11/2006 pelo repórter Valdecir Cremon com o empresário Andrelino Novazzi Neto, proprietário da empresa náutica Transrio e presidente da holding Água Vermelha. Na entrevista, Novazzi fala sobre a viabilidade do porto.
É o maior projeto de logística no Brasil nos últimos 50 anos, garantiu Carlos Lima, que revelou a previsão de investimentos dos empresários no projeto R$ 900 milhões. O encontro foi prestigiado por cerca de 40 pessoas ligadas às entidades e clubes de serviços de Fernandópolis.
No final, o presidente da Associação de Amigos declarou que a entidade vai se reunir para definir o parecer que será enviado à prefeita Ana Bim. Nosso propósito é colaborar, não importa quem seja o prefeito. Somos uma entidade de apoio, disse Ubaldo Martins, antes de finalizar: De todo modo, somos favoráveis ao Porto Intermodal.