Depois de duas ondas de frio consecutivas neste começo de inverno, as temperaturas voltam a se elevar no Brasil, segundo a Climatempo. Algumas regiões podem ter máximas entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para a época a partir de quinta-feira, 18.
Os meteorologistas preveem que o período de veranico deve durar uma semana, até o dia 25 de julho.
A elevação das temperaturas deve ser sentida nos três estados do Sul, parte do sudeste, com exceção do Espirito Santo e nos estados que compõem o Centro-Oeste brasileiro.
Cabe ressaltar a possibilidade de os termômetros registrarem máximas entre 5°C e 7°C acima da média para a época.
O clima vai esquentar, segundo a Climatempo, por causa da formação de um novo bloqueio atmosférico na região central do país. A consequência será a estabilização de uma massa de ar quente em grande parte do Brasil. Esse bloqueio também pode impedir a formação de grandes nuvens de chuva.
As temperaturas mais elevadas devem ser sentidas pela população, principalmente, no período da tarde. As noites e madrugadas devem permanecer frias nos próximos dias. Por isso, o termo “veranico” é utilizado para caracterizar a situação.
Fernandópolis e região já contabilizam mais de três meses sem chuva e temperaturas acima de 30 graus neste início de inverno. Com o período de seca, a umidade relativa do ar na região tem ficado abaixo de 30%. Nesta quarta-feira, 17, a Estação do Ciiagro em Fernandópolis registrou umidade de 28%. As temperaturas variaram entre 15,2° (mínima) e 30,9° (máxima)