Meio Ambiente

Meteorologistas alertam para calor de 40° esta semana



Meteorologistas alertam para  calor de 40° esta semana
Mapa da Climatempo mostra as regiões que sofrerão com a onda de calor

Onda de calor deve atingir parte do Brasil nos próximos dias com registro de temperaturas na faixa de 40° em especial Sudeste e Centro-Oeste. O calor incomum deve atingir as regiões oeste e noroeste do Estado de São Paulo. O alerta foi feito por meteorologistas.

A diferença do calor desta terceira semana de agosto em relação ao que já ocorreu no mês, é que agora o calor intenso, bastante acima do normal, poderá ser observado de forma ampla no Brasil, atingindo vários estados de diferentes regiões, ao mesmo tempo.

Segundo o Climatempo, o calor histórico é motivado por uma grande massa de ar quente e seco, que deverá se expandir por praticamente todo o Brasil. Em São Paulo, as maiores máximas serão sentidas nas regiões oeste, noroeste e norte e leste do Estado. “A situação que se avizinha para os próximos dias é de um calor realmente excepcional para agosto”, diz a Climatempo.

Metsul alerta que há “potencial para recordes de temperatura máxima no mês de agosto” em diversos Estados.

“Embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes no Sudeste nesta época, e bastante frequente no Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades”, sustenta o instituto.