Política

Militares devem ganhar mais 20 cargos estratégicos no Ministério da Saúde



Militares devem ganhar mais 20 cargos estratégicos no Ministério da Saúde
Luiz Macedo/Agência Câmara

O Ministério da Saúde está sendo ocupado interinamente nos últimos dias pelo general Eduardo Pazuello. Com a nomeação de um novo Ministro para a pasta, mais 20 militares devem receber cargos estratégicos nos próximos dias, que se somarão a outros 20 já nomeados na pasta.

O Centrão será outro grupo beneficiado com divisão dos cargos entre os partidos em troca de apoio parlamentar para o Governo Federal também deve receber uma fatia do ministério. Líderes do Progressistas (antigo PP) e do PL chegaram a um acordo para indicar o médico Marcelo Campos Oliveira como secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes). Oliveira é diretor de área subordinada à Saes desde fevereiro de 2019. O cargo de secretário ficou vago no último dia 13, quando foi demitido o administrador de empresas Francisco de Assis Figueiredo que foi indicado pelo PP ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro recuou do velho discurso de que jamais negociaria cargos em troca de apoio político e começou a distribuir colocações aos partidos do bloco informal formado pelo PL, Progressistas, Republicanos, PTB, Solidariedade, DEM e PSD em troca de votos no Congresso. Até a última quinta-feira, 21, o Congresso já havia acumulado 32 pedidos de impeachment contra o presidente.