Saúde

Ministério da Saúde estende dose de reforço a toda a população adulta e reduz intervalo



Ministério da Saúde estende dose de reforço a toda a população adulta e reduz intervalo

O Ministério da Saúde ampliará a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos adultos de 18 a 59 anos. Antes, a medida era autorizada para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. O intervalo, que antes era de seis meses para os três grupos, cairá para cinco para todo o público-alvo. A pasta estima que, a partir de agora, 100 milhões de pessoas estarão aptas a recebê-la.

A avaliação de integrantes da área técnica para a medida é positiva. Eles avaliam pesquisas que mostram a queda da proteção vacinal com o passar do tempo e aguardam resultado de novas publicações. Segundo a pasta, 10.751.598 pessoas já receberam a dose de reforço até o momento.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou também que todos os adultos vacinados com a Janssen, que até então era de aplicação única, deverão ser imunizados mais uma vez. Em Fernandópolis, 1.481 pessoas receberam a dose da Janssen.

O planejamento da pasta para o novo ciclo de vacinação em 2022 já considerava uma dose de reforço para pessoas de 18 a 60 anos e duas doses (uma em cada semestre) para idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos. Para o próximo ano, a pasta decidiu usar 354 milhões de doses. Além disso, pode haver extensão do público-alvo para menores de 12 anos, por exemplo, caso haja aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda segundo o ministério, o Brasil também deve receber 111,2 milhões em dezembro, das quais são 41,3 milhões de AstraZeneca (incluindo 5,1 milhões via Covax Facility), 17,9 milhões de Pfizer e 28,4 milhões de Janssen. Além disso, há previsão de receber outras 23,5 milhões de vacinas do consórcio global liderado pela Organização Mundial da Saúde  no próximo mês.

Em Fernandópolis, a Central de Saúde terá horário de atendimento estendido nesta terça-feira, 16, até às 19 horas para a segunda dose em adolescentes de 12 a 17 anos.