Saúde

Ministério da Saúde mantém 14 leitos da UTI Covid para a Santa Casa de Fernandópolis



Ministério da Saúde mantém 14 leitos da UTI Covid para a Santa Casa de Fernandópolis

(MATÉRIA ATUALIZADA)

De acordo com a portaria nº 1059 publicada hoje, 25, no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde restabelece a manutenção dos 14 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva - destinados aos pacientes em tratamento da Covid-19 na Santa Casa de Fernandópolis.

Na última sexta-feira, 22, a Santa Casa havia divulgado a suspensão de quatro leitos devido aos atrasos nos pagamentos dos repasses de recursos federais para a manutenção dos leitos contratados.

Segundo a publicação da portaria de hoje, fica liberada, em caráter excepcional, a transferência de recurso financeiro para custeio de 21.998 leitos das Unidades de Terapia Intensiva - UTI Tipo II Adulto e Pediátrico em todo o país, para atendimento exclusivo dos pacientes COVID-19, correspondente ao mês de maio/2021, cuja solicitação de habilitação tenha sido feita com base na Portaria GM/MS nº 829, de 28 de abril de 2021.

A Santa Casa irá receber R$ 672 mil para o funcionamento dos 14 leitos de UTI Covid, na unidade. Os valores disponibilizados correspondem ao mês de maio, tendo como origem recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde.

Questionada, a Santa Casa de Fernandópolis diz não reconhecer os dados da portaria do Ministério da Saúde por não corresponderem com realidade atual que é de 10 leitos de UTI credenciados para atendimento da Covid 19. O hospital está realizando checagem junto a Secretaria Estadual da Saúde para confirmar ou não os dados da referida portaria.