Geral

Ministério da Saúde muda sistema e dificulta registro de novos óbitos por Covid-19



Ministério da Saúde muda sistema e dificulta registro de novos óbitos por Covid-19

Um dia após bater recorde de mortes por Covid-19 no período de 24 horas, o Ministério da Saúde alterou ainda na terça-feira, 23, o sistema de cadastramento de novos óbitos. De acordo com os técnicos responsáveis pelo cadastro, as novas exigências da ficha cadastral adotada pelo ministério estão dificultando os novos registros.

Só para se ter uma ideia do tamanho dessa dificuldade, o Estado de São Paulo que também bateu o recorde nesta terça, com 1.021 mortes em 24 horas, só contabilizou 281 novas mortes nesta quarta-feira, 24. A medida fez com que muitas cidades não conseguissem registrar todos os óbitos no sistema nacional oficial. Diversas prefeituras reportaram à Secretaria de Estado da Saúde instabilidade do sistema, o que dificultou a inserção de dados.

De acordo o secretário estadual da Saúde, representa uma “queda pronunciada e não esperada neste momento”, e tem relação com a mudança no sistema de notificação que “burocratizou a inserção de informações para os municípios”.

A mudança tornou obrigatório o preenchimento de campos como CPF, número do cartão nacional do SUS e se o paciente é ou não estrangeiro. De acordo com o governo paulista, as alterações não foram avisadas previamente pelo órgão federal e que, por isso, as prefeituras não tiveram um período de transição para se adaptar à mudança.

Pelo novo sistema, os municípios também precisam preencher informações sobre eventual vacinação contra Covid-19 destes pacientes.