Esporte

Mirassol coloca a região na Série A do Campeonato Brasileiro



Mirassol coloca a região na Série A do Campeonato Brasileiro
Jogadores comemoram com a torcida o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro

Com o Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, com quase 12 mil torcedores, o Mirassol garantiu na noite deste domingo, acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A. Esse feito inédito coloca a região noroeste no mapa do principal campeonato nacional. 

A vitória de 1x0 sobre a Chapecoense pela última rodada da Série B garantiu o acesso a principal divisão do Brasileirão junto com o Santos, Sport Recife e Ceará. O acesso acontece no ano do centenário do clube. O Grêmio Novorizontino que também disputava o acesso, perdeu o jogo em Goiás e ficou fora do acesso.

A história recente do Mirassol começa a ser contada a partir de 2008, quando o clube fez sua estreia no Campeonato Paulista e, então, passou a ser devidamente reconhecido no cenário estadual.

A equipe manteve a regularidade nas edições seguintes - com destaque para uma classificação às quartas de final, em 2011 - mas foi em 2013 que o time, aparentemente em fase de ascensão, viveu episódios contraditórios que interromperam momentaneamente a escalada.

Apesar da notória goleada por 6 a 2 contra o Palmeiras, o Mirassol não fez boa campanha e terminou na 17ª colocação, sendo rebaixado e colocando fim a uma sequência de seis temporadas na elite.

O rebaixamento foi uma espécie de "volta à estaca zero" para o Mirassol, que disputaria a Série A2 do Paulista nas próximas três temporadas.

Após bater na trave em 2015 e 2016, o Mirassol voltou à elite do futebol paulista em 2017 para não mais cair.

Depois de disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, onde foi campeão em 2022, o Mirassol ascendeu a Série B e logo no primeiro ano, o time chegou perto de mais um acesso, mas viu a vaga na elite escapar pelos dedos.

Em 2024, o Mirassol fez uma caminhada sólida no campeonato da Série B e garantiu o acesso para a elite do futebol nacional, colocando a região noroeste no mapa nacional do futebol. A cidade de Mirassol, que pertence a região metropolitana de Rio Preto, tem 65.485 habitantes e será a de menor população, entre todas que têm times na Série A, a ter um clube na elite do futebol brasileiro.