Geral

Missa de Santa Rita de Cássia recebe centenas de fiéis



Missa de Santa Rita de Cássia recebe centenas de fiéis
Aconteceu na última quinta-feira, dia 22, às 9h, a missa em homenagem à Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Centenas de fiéis compareceram à Igreja da Matriz, que leva o nome da santa.

Durante a missa houve encenações e até mesmo uma dança em tributo à santa, executados por jovens do EJOCRI (Encontro de Jovens com Cristo). Emocionados, os fiéis aplaudiam a todo o momento.

Foi anunciada também a chegada de um novo padre para a paróquia, Claudemir Ortunho, que celebrou a missa junto com os padres Edvagner, Carlos, Eduardo, Zezinho e o bispo Dom Demétrio, da Diocese de Jales.
Em seguida, os católicos seguiram em procissão junto ao andor que carregava a imagem da santa até o Centro Pastoral da Praça da Aparecida, onde se realizou uma quermesse.

A HISTÓRIA
Como muitas das personalidades admiradas pela Igreja Católica, a biografia da santa é recheada de lendas e episódios maravilhosos que, por total falta de explicação, foram considerados miraculosos.

Era filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, e o ano apontado para seu nascimento é incerto, sendo a data de 1381 a mais provável e aceita.

Rita foi casada com Paolo Mancini, um homem ríspido, autoritário e orgulhoso. Em conseqüência disso, criou muitas inimizades e acabou assassinado. Com ele teve dois gêmeos: Giacomo Antonio e Paolo Maria que após poucos anos, também morreram devido à doença de chagas.

Viúva, sem filhos, pleiteou o ingresso na vida monástica, sendo repelidos seus apelos. Consta que, então, postava-se diante dos portões do monastério agostiniano de Santa Maria Madalena, na cidade italiana de Cássia. Fechada do lado de fora, inexplicavelmente ressurgia no interior, de onde novamente era retirada.

Finalmente aceita na ordem, consta que ali teria plantado uma roseira (ainda existente), que todos os anos dá flores em pleno inverno.
Muitos são os sinais sobrenaturais atribuídos a Rita de Cássia, descritos na Hagiografia, além dos já indicados. Teria, na noite de Sexta-feira da Paixão, recebido um dos espinhos da coroa de Cristo.

Os católicos lhe atribuem outros milagres, ligados às frias terras montanhesas onde viveu, como o de que abelhas brancas teriam ornado seu berço, e abelhas negras seu leito de morte.