A falta de placas nos bairros mais novos da cidade tem causado problema para moradores e visitantes de Fernandópolis. No bairro Jardim Santo Afonso, por exemplo, não é possível encontrar placas em nenhuma esquina do bairro. A falta de sinalização desrespeita a Lei Orgânica do Município no artigo 4º das Disposições Transitórias: no prazo de 3 meses após a promulgação desta lei o poder executivo municipal fará o recadastramento total da numeração dos prédios da zona urbana, renumerando-os adequadamente e emplacando todas as ruas, avenidas e praças públicas com as respectivas plantas, reza o texto.
Paula Cristina da Silva, moradora no bairro há 15 anos conta que a maior complicação acontece quando vai receber visitas.
Ninguém consegue encontrar as ruas. Sempre passa gente aqui para perguntar onde estão. Quem não conhece o bairro não consegue localizar a gente. Parece que estamos no fim do mundo. Com o filho recém-nascido Walter Neto no colo, a contato publicitário Wiliane Prioli endossa as palavras da vizinha. Wiliane mora na Rua Pedro Cantarela que não tem qualquer placa indicativa da denominação. Para qualquer pessoa que venha aqui pela primeira vez, tenho que fazer uma descrição minuciosa e ainda esperar na porta, diz ela.
Para a moradora Maria Marques o problema está no tempo de existência do bairro, o que dificulta a atenção das autoridades diante o problema.
É um bairro novo. Moro aqui há quatro anos. Muitas casas ainda estão em construção. Acho que em pouco tempo teremos sinalização por aqui.
Além de gerar problemas aos moradores a falta de sinalização compromete o trabalho dos carteiros que não conseguem se localizar ao efetuar as entregas. De acordo com o gerente de entregas dos Correios, a ausência de placas indicando os nomes de ruas dificulta a entrega de cartas nos bairros.
Em dezembro de 2007 a prefeita Ana Bim, respondendo a requerimento do cidadão Antonio Leal da Silva, que solicitou a instalação de placas de identificação de ruas em diversos pontos de Fernandópolis, informou que o Departamento de Trânsito tinha em seu planejamento solucionar o problema no ano de 2008. Passados quatro meses do requerimento os bairros continuam desprovidos de sinalização. A esse respeito, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que um projeto para a instalação das placas nos bairros mais recentes está pronto e deverá ser encaminhado para aprovação em breve. O diretor do Departamento de Trânsito do Município, Ricardo Corrêa, não soube informar o valor que será investido na instalação.