Solidariedade

Missão Univida completa 11 anos e surpreende padre Eduardo com a violência contra os indígenas



Missão Univida completa 11 anos e surpreende padre Eduardo com a violência contra os indígenas

Uma caravana de 230 voluntários de diversas universidades do país, além de profissionais da saúde e outros voluntários embarcou na 11ª Missão Univida, que teve início no dia 8 de junho na Reserva Indígena de Dourados em Mato Grosso do Sul. A equipe viajou acompanhada do presidente da Associação Humanitária de Universitários em Defesa da Vida – Univida -, Pe. Eduardo A. de Lima.
Durante a missão, foram visitadas diversas aldeias indígenas e oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, alimentação e, também entregues os donativos arrecadados pelos voluntários.  
Convidado a conhecer a realidade dos indígenas Guarani e Kaiowá em Amambai, que enfrentaram confrontos causados pelo processo de retomada de sua terra ancestral, padre Eduardo Lima relatou sua tristeza. “O que vi, com o pequeno grupo que me acompanhou, médico, enfermeira, pessoal da comunicação da Univida, foi desolador. Região de retomada, com os típicos barracos de lona e chão batido, que resguardavam os feridos do último ataque sofrido. Chocante”, revela.
Segundo o padre, o cenário era desolador. “Vimos mãos traspassadas por munição, quando espalmadas em atitude de proteção, foram alvejadas. Uma universitária, coletando dados para sua monografia, foi flagrada pela violência, recebeu um projétil e está acamada. Outro, com a perna ferida e infeccionada, precisando urgentemente de cuidados, sem recebê-los”.
Para completar o depoimento, Eduardo relatou que entre as vítimas estavam uma criança e uma idosa com ferimentos à bala, de 12 e 85 anos, respectivamente. “Já me ocorre: qual ameaça seriam capazes de representar diante de agressores armados? E a compaixão nos atinge, percebendo o medo, desesperança e solidão daqueles sozinhos em sua luta pela terra ancestral”, finaliza uma declaração emocionada acompanhada de fotos entristecedoras.
Desde 2012, a Univida realiza missões anuais junto à Reserva de Dourados ofertando atendimentos médicos de diversas especialidades. Somando mais de 20.000 atendimentos, sua missão é promover ações de saúde e de melhoria da qualidade de vida para os povos indígenas, por meio do trabalho voluntário de jovens universitários, na intenção de sensibilizá-los socialmente, humanizá-los para sua prática profissional e levar atendimentos humanitárias a populações esquecidas.

Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt