Meio Ambiente

Morador é multado após ser flagrado fazendo perfuração ilegal em troncos de árvores



Morador é multado após ser flagrado fazendo perfuração ilegal em troncos de árvores

Um morador foi multado por realizar perfuração ilegal de troncos e raízes de árvores oitis. O flagrante foi registrado e enviado por meio do aplicativo ‘WhatsApp’ para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMA - da Prefeitura de Fernandópolis. Os vídeos mostram um homem fazendo as perfurações e realizando o movimento de anelamento da árvore.

Após uma avaliação técnica, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, confirmou que o morador realiza o procedimento visando à aplicação futura de produtos químicos. Já que o anelamento é a ação que visa a remoção completa da casca do tronco ou de ramos, bloqueando desta forma o movimento da seiva elaborada das folhas para a raiz.

Baseada nas informações obtidas pela denúncia, uma equipe da SMA foi até o local e constatou a contaminação por agente químico, aparentemente óleo diesel, além de um afunilamento no tronco da árvore. Por esse motivo foi confirmado dano ambiental urbano, caracterizando infração administrativa e aplicada ao morador uma multa no valor de R$ 1.050,00.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Luiz S. Vanzela, as denúncias são de extrema importância para a efetivação das políticas preventivas e ostensivas de fiscalização ambiental. “Precisamos que a população continue denunciando esses crimes, já recebemos e autuamos infratores por jogarem sacolinha de lixo em bueiro, por descarte de entulho e lixo em terrenos, como também por colocar fogo em matagal. Depois de constatada a veracidade dos fatos, nossas equipes aplicam as leis pertinentes em nosso município”, destacou Vanzela.