Cultura

Morador reúne fotos históricas de Fernandópolis em acervo virtual



Morador reúne fotos históricas  de Fernandópolis em acervo virtual
Adriana e Jesiel, criadores da página no Facebook, Fernandópolis - No túnel do tempo

Para alguns, apenas um acervo de fotografias antigas reveladas em preto e branco, fixadas em dezenas de álbuns enormes empilhados na estante do escritório. Para outros, uma representação da história de centenas de pessoas que construíram Fernandópolis. 
Dos primórdios aos dias atuais, nomes e sobrenomes que se cruzam durante o processo de construção de uma das cidades mais importantes da região noroeste paulista, entrarão para a realidade virtual para compor um dos maiores acervos históricos já criados por um morador.  
Fernandópolis no Túnel do Tempo é uma galeria virtual que reunirá mais de quatro mil fotografias antigas doadas dos acervos pessoais de moradores e tem como objetivo identificar por meio das fotos postadas numa rede social, o nome das pessoas ou autoridades fotografadas em Fernandópolis no decorrer dos últimos 60 anos. A ideia é do casal Jesiel Bruzadelli Macedo e da esposa Adriana que já postaram mais de 150 fotos do acervo pessoal do Dr. Jayme Baptista Leone, primeiro médico e também proprietário do primeiro jornal da cidade, o “Fernandópolis Jornal”. O material foi cedido por Flávio Seccato Leone, neto do Dr. Jayme.
“A razão principal desse projeto é fazer um trabalho que não fique só para nós. Pretendemos publicar e identificar cerca de 2.300 fotos históricas sobre Fernandópolis. Trata-se de um trabalho voluntário que tem como objetivo resgatar a história do município por meio de fotos antigas”, disse Jesiel.
A iniciativa foi dividida em duas fases. Na primeira, os casais já postam fotos para que os internautas ajudem no processo de identificação das pessoas fotografadas. A segunda fase corresponde ao processo de substituir a foto enumerada e devidamente identificada por uma legendada. Todo o trabalho de exposição e identificação será feito por meio de uma página no Facebook denominada "Fernandópolis - No túnel do tempo".
“São temas que as pessoas querem abordar. Não é apenas a história geral da região. E para que tudo isso? Para que daqui a 50 anos, nós entendamos como era a cidade e em que contexto histórico foi registrado cada momento”, explicou.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

MEMÓRIA  FOTOGRÁFICA

Umas das preocupações é não deixar passar despercebidos temas relevantes e não destacar apenas as autoridades ou celebridades de seus respectivos períodos. Para ele, a memória fotográfica do município só estará completa se incluir todas as classes sociais que compõem a comunidade de Fernandópolis.
“Queremos propiciar que todos recebam as informações para se sentirem partícipes do processo histórico porque eles, na verdade, são. Cada um contribuiu do seu jeito, seja com uma enxada para capinar uma roça, seja com um boticão para extrair um dente, seja com um decreto de um prefeito, sãos os modos que cada um contribuiu para construir esse conjunto que agora aqui está”, destacou. 
Com essa abrangência referente a questão temática, Bruzadelli acredita que essa metodologia propiciará uma maior receptividade do conteúdo pelos internautas.  
“A diversificação torna a história menos enfadonha. Você vai vendo situações e condições distintas, mas para nós, nesse momento, a questão principal é a seguinte: para quem hoje, de uma maneira geral, fica a história? Para quem adquire um livro ou frequenta a escola e precisa estudar sobre alguma coisa e isso não deixa ter uma certa limitação ao que se refere aos cidadãos e a sua cidadania”, pontou. 
Segundo Jesiel, o projeto do acervo virtual “Fernandópolis: no túnel do tempo” democratizará as informações relacionadas a história do município de Fernandópolis e também de seus partícipes.
“Como a gente está querendo avançar um pouco mais do que já avançamos com dois livros publicados, a ideia é levar tudo isso a cada família e não apenas as que têm o recurso para comprar um livro ou alguém que possa buscar um exemplar numa biblioteca. Queremos levar tudo isso a população sem nenhuma dificuldade e sem nenhum custo”, concluiu.

Apesar do projeto virtual ainda estar no início, a iniciativa é bem recebida pelos moradores da cidade, sobretudo, por àqueles conhecem bem parte da história da cidade. Muita gente já frequenta a página e dá sua contribuição. Quanto aos recém-chegados ou de pouca idade, terão a oportunidade de conhecer os principais personagens e suas respectivas contribuições para construir a Fernandópolis de hoje.

Acesse o acervo completo FACEBOOK CLICANDO AQUI.