Geral

Moradores não suportam mais lixão no Bernardo Pessuto



Moradores não suportam mais lixão no Bernardo Pessuto
Fumaça e mau cheiro durante 24 horas, por vários dias da semana, durante todos os meses do ano. Quem suportaria essa condição? Moradores do Bairro Bernardo Pessuto vêm enfrentando esse quadro há anos, sem que haja uma atitude definitiva do poder público de Fernandópolis.

A própria Prefeitura, através do Departamento de Obras e Serviços Públicos, deposita entulhos e galhos das árvores podadas por seus funcionários no local, na Rua Benedita Cruz antiga Rua Meridiano, num terreno atrás da escola CAIC. Cansada de esperar uma solução, uma moradora do bairro, Sandra Maria de Paiva, registrou um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Ambiental na manhã da última quarta-feira.

“A situação no início desta semana ficou insuportável, puseram fogo no lixo e nos galhos e o fogo se espalhou pela vegetação. Ficamos mais de três dias convivendo com a fumaça dia e noite”, alegou Sandra. O fogo queimou completamente a vegetação do local e chegou até a linha férrea, colocando em risco além da base de madeira que sustenta os trilhos de trem, também o pasto e toda a vegetação existente do outro lado dos trilhos, onde fica a Fazenda São Pedro.
Judith Eduardo da Cunha Dourado, que já havia registrado Boletim de Ocorrência no dia 17 abril de 2007, procurou a reportagem de CIDADÃO para denunciar as péssimas condições do ar que está enfrentando nos últimos dias. “Minha filha Larissa, de 2 anos, recentemente se submeteu a uma traqueostomia e está passando muito mal devido à fumaça e a esse mau cheiro. Gostaria muito que esse depósito saísse do bairro”, desabafa Judith. Larissa faz tratamento no Hospital de Base em São José do Rio Preto e apresenta um quadro de profunda tosse e irritação, motivado pela péssima condição do ar onde vive.

A reportagem do CIDADÃO procurou o Ministério Público para colher informações sobre quais providências devem ser tomadas para solucionar o caso, porém, o Promotor de Justiça, José Rafael Guaracho Salmen Hussain, Curador do Meio Ambiente do município, encontra-se em férias na Europa, devendo retornar às suas funções somente no dia 8 de outubro. O MP deve exigir um laudo da Cetesb sobre o local onde é hoje o depósito de entulhos, transformado em lixão. Em janeiro de 2005, o local foi totalmente limpo e cercado. Todos os entulhos e o lixo que lá estava depositado foram transferidos e além das cercas, inúmeras placas indicando a proibição de depósito de lixo naquela área foram afixadas nas cercas.

Informações complementares sobre a situação constatada dão conta de que a Cetesb já foi notificada pela Polícia Ambiental sobre o lixão do bairro Bernardo Pessuto. Fabrício Salioni, Diretor do Meio Ambiente da Prefeitura, afirmou que medidas estão sendo tomadas para que essa situação seja definitivamente solucionada. “Estamos solicitando uma máquina pra triturar entulhos, e posteriormente, utilizarmos o material triturado em algumas obras da própria Prefeitura. A máquina de triturar galhos nós já adquirimos, porém atualmente não estamos conseguindo triturar todos os galhos, pois a Electro está em plena campanha de poda de árvores antes da época das chuvas, e a quantidade de galhos para triturar está sendo muito grande. Quanto ao mau cheiro no local, é preciso que a população se conscientize e não jogue lixo e animais mortos naquele local”, sugeriu Salione. O Diretor do Meio Ambiente também afirmou que a Caçambex tem autorização para depositar entulhos das obras das construções existentes na cidade em todos os locais onde a Diretoria de Obras da Prefeitura também realiza essa atividade. Salione também informou que a empresa de coleta de lixo de Fernandópolis, a Ecopav, realiza a coleta de animais domésticos mortos em toda a cidade. “As pessoas que necessitarem desse serviço podem ligar para o telefone 3462 1819, acondicionar o animal em saco plástico, pois a empresa tem coletá-los nas residências, este compromisso está no contrato da empresa com a Prefeitura”, enfatiza Fabrício Salione.