Geral

Moradores reclamam sobre o acúmulo de lixo na rua



Moradores reclamam sobre o acúmulo de lixo na rua
Moradores da Travessa Pinheiro, situada no bairro Higienópolis, reclamam de lixo acumulado na entrada da rua. Segundo moradores, a Ecopav faz a limpeza do local três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), e por se tratar de uma rua estreita e sem saída, os funcionários da empresa vão, por volta das 16h, recolher o lixo da frente das casas e colocá-lo na esquina. Logo em seguida, as 18h30, o caminhão passa recolhendo.

“Não temos que reclamar do trabalho da Ecopav. O problema é que nos dias em que o lixeiro não passa, os moradores da travessa levam seus lixos para a esquina, onde ficam até o outro dia. Aos finais de semana é ainda pior, pois o lixo fica acumulado por dois dias”, reclama Maria de Fátima Fernandes, moradora da travessa.

Além do amontoado de lixo que fica na rua, há também dois buracos razoavelmente grandes para completar a barreira na entrada da travessa. “Para passar com o carro é um problema, ou passa nos buracos ou em cima do lixo”, diz Valdemir Ortolan, o “Pica-pau”, outro morador.

Há uma placa colocada pela prefeitura proibindo jogar lixo ou entulho no local, mas é totalmente ignorada pela vizinhança. Maria de Fátima diz que sugeriu aos vizinhos a compra de um contêiner para armazenar o lixo nos dias em que não há coleta, mas não teve sucesso. “Ninguém acatou a idéia, pois, quando pesa no bolso, ninguém quer. Jogado assim na rua, atrai cachorros e gatos que espalham ainda mais o lixo e o mau cheiro é insuportável”, diz.

Anderson Ribeiro, encarregado da Encopav, ao ser procurado pela reportagem de CIDADÃO, encaminhou um fiscal para conversar com os moradores da travessa sobre os procedimentos adequados com o lixo. Além de ressaltar que, se os problemas persistirem, a Vigilância Sanitária será acionada e até multas poderão ser emitidas para quem estiver violando as normas.