O médico ginecologista Osny Renato Martins Luz, 69 anos, morreu nesta sexta-feira, 20, após sofrer AVC - Acidente Vascular Cerebral. O velório inicia às 15 horas e o sepultamento ocorrerá às 17h30.
O médico teria passado mal na terça-feira, 17. Foi socorrido pelo SAMU, atendido na Santa Casa, sendo intubado e transferido para o Hospital de Base de Rio Preto, dado a gravidade do caso. Ele chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
Como o médico apresentava hematomas, o caso foi levado ao conhecimento da autoridade policial. Um inquérito foi aberto no 2º Distrito Policial para apuração. Imagens de câmeras de monitoramento da residência já estão com a Polícia e descartam a suposta agressão.. Quem teve acesso as imagens das câmeras relata que os hematomas que o médico apresentava foram em decorrência de queda da cama. A investigação ocorre sob sigilo.
Dr. Osny Renato Martins Luz foi um dos médicos mais renomados na área da ginecologia e obstetrícia em Fernandópolis. O pai, o médico Osmar Luz, foi um dos pioneiros da medicina na cidade, onde chegou em 1948 e instalou a Casa de Saúde Nossa Senhora das Graças onde atuava como cirurgião e clínico geral. Do casamento com dona Nadyr Apparecida Martins Luz nasceram os filhos Osmar, Osny e Nadyr.
Dr. Osny se formou médico pelo Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica (1979). Foi docente no curso de medicina da Universidade Brasil e médico das clínicas ginecológica e obstétrica - Santa Casa de Misericórdia. Foi também secretário de Saúde na prefeitura na gestão de Newton Camargo e presidente da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis.
Com experiência na área da medicina de urgência, atuou por cerca de 40 anos Pronto Atendimento da Santa Casa de Fernandópolis.
Em 2016, na gestão da provedora Sandra Regina Godoy, o médico foi condecorado na Santa Casa com o “Diploma 18 de Outubro”, como Médico Honorário, em homenagem ao Dia do Médico, evento realizado em parceria Santa Casa e APM – Associação Paulista de Medicina – Regional de Fernandópolis. Na época, Dr. Osny era o diretor clínico do hospital e seu nome, junto com outros homenageados na oportunidade, foi inserido "Galeria de Médicos Honorários".