Geral

Morre Ventura Phelippe, um dos primeiros comerciantes de Fernandópolis



Morre Ventura Phelippe, um dos primeiros comerciantes de Fernandópolis

Morreu neste domingo, 19,  um dos mais antigos comerciantes de Fernandópolis, Ventura Phelippe, da Casa Lisboa. O velório acontece das 11 às 17 horas no Velório Municipal.

Ventura Felipe chegou em Fernandópolis com 12 anos de idade. A família, de origem portuguesa (chegou no Brasil em 1928) aportou em Mirassolândia e de lá veio se estabelecer na Brasilândia onde abriu um comércio de secos e molhados, denominado “Casas Lisboa”, em homenagem à terra natal do patriarca de Ventura. 

Após a união de Vila Pereira com Brasilândia, dando origem a Fernandópolis, é que a família decidiu fechar o comércio na Brasilândia e vir para a Rua Brasil, onde está até hoje defronte a Praça Joaquim Antonio Pereira. A loja, então uma mercearia, foi se transformando em uma loja de tecidos e confecções. Ventura se casou com Ana Fernandes, também de família portuguesa, em 1958. Hoje a Casa Lisboa é comandada pelo filho Carlos Phelippe, que representa a terceira geração da família no Brasil e à frente da Casa Lisboa.