Geral

Morte de Sueno Sato repercute na comunidade de Fernandópolis



Morte de Sueno Sato repercute na comunidade de Fernandópolis
Santa Casa de Fernandópolis

A morte da ex-secretária de educação, empresária e voluntária em projetos sociais, a senhora Sueno Baba Sato comoveu a comunidade de Fernandópolis. Querida por todos, a notícia de seu falecimento promoveu uma onda de manifestação de apoio à família da matriarca, mobilizando familiares, civis, autoridades e entidades a externarem o respeito que tinham por ela e a dor desta perda.

No decorrer da semana passada, Sueno Baba Sato testou positivo para coronavírus. Como tinha outras comorbidades, a infecção se agravou e ela veio a óbito neste domingo, 7, ainda nas primeiras horas do dia.

A notícia foi dada por Vania Sato que é membro da família. Em sua página no Facebook, ela deu a notícia que Fernandópolis não gostaria de ter recebido.

“Você foi tão guerreira, lutou e batalhou por tantas pessoas e lugares. Foi um exemplo de mulher. Minha sogra, como sinto de não ter podido fazer mais, de ficar do seu lado nessa hora. Mas tenho certeza que Deus estava segurando sua mão. Sentirei muito a sua falta. Descanse em paz”, postou Vania Sato.

Foto: arquivo pessoal de André Pessuto

Ao saber do falecimento, o prefeito de Fernandópolis, André Pessuto postou na rede social uma mensagem de pesar, mas ressaltando o grande legado deixado pela senhora Sato.

“Hoje perdemos essa mulher incrível. Comecei na política ao lado da Sueno Sato, eu Secretário de Cultura, ela de Educação do nosso saudoso e amado Rui Okuma. Nos últimos anos, dedicou-se a ser voluntária da Volfer, ajudando de forma incansável a nossa Santa Casa. Vai com Deus minha amiga. Força a toda família”, postou.

Ele também afirmou que irá declarar Luto Oficial em respeito a morte da matriarca e voluntária.

“Sueno foi uma das pessoas de coração mais generoso que conheci. Lutou bravamente pela vida. Estou decretando Luto Oficial por tudo o que ela fez para a nossa comunidade”, informou Pessuto.

Foto: Os Sonhadores

Além dos familiares, amigos e autoridades, diversas entidades também se manifestaram sobre a morte de Sueno Sato. Seu trabalho voluntário foi reconhecido assim como o seu lado humano e generoso.

“Muito triste perder essa pessoa maravilhosa! Conheci a dona Sueno Baba Sato na Secretaria da Educação quando dirigente do Município de Fernandópolis. Humilde, muito bondosa, exemplo de amor ao próximo! Esteve comigo em abril a serviço da Volfer”, comentou a servidora pública, Dirce Vieira Machado de Oliveira.

O projeto Os Sonhadores também manifestou pesar na rede social da entidade. Mais uma vez, o reconhecimento do legado deixado e o tamanho da perda da Dona Sueno, como era chamada pelos voluntários.

“Infelizmente hoje nos despedimos de uma mulher guerreira, que foi exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Que Deus nesse momento possa confortar a todos. Será sempre lembrada por nós e agradecemos tudo que fez pela nossa instituição, nossa eterna, Dona Sueno”, postou Os Sonhadores.

A Santa Casa de Fernandópolis emitiu uma Nota de Pesar lamentando a morte da senhora Sato, ex-presidente da Volfer.

“É com tristeza que toda a família Santa Casa Fernandópolis recebe a notícia do falecimento de nossa tão valorosa e dedicada voluntária, Sueno Babá Sato, ex-presidente da Volfer  - Associação dos Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis.

Integrante de nossa Associação de Voluntários, sempre foi solidária às causas dos mais necessitados. Em 2016 foi eleita e empossada como Presidente da Volfer, sendo reeleita em 2018. Sob sua condução, a Associação se envolveu em importantes conquistas, como as reformas da Unidade VI, cujos recursos foram captados e as obras foram conduzidas pelas voluntárias.

Sueno também liderou a reforma do Recanto Infantil Chapeuzinho Vermelho, que atende aos filhos de nossos colaboradores e comemorou os dez anos de fundação da Volfer. Já no fim de seu mandato, Sueno se dedicou à reforma de quartos da Unidade III (Pediatria), cujas obras em parceria com o CMDCA encontram-se em fase de finalização.

Por todo o carinho, dedicação e por todos os esforços empreendidos por essa valorosa voluntária, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis vem, por meio desta, agradecer e prestar condolências à família e amigos.

Que por intermédio de Nossa Senhora da Misericórdia, padroeira das Santas Casas, Deus possa confortar a todos neste momento.

Que Deus a todos ilumine e guarde”, Finaliza a Nota de Pesar.

Volfer

A Volfer – Associação de Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis – lembrou do último aniversário da matriarca que foi comemorado no dia 31 de maio quando ela já estava debilitada na Santa Casa de Fernandópolis.

“Você estará sempre viva em nossas mentes e em nossos corações. Lembraremos sempre com carinho da sua alegria, do seu entusiasmo, da sua contagiante dedicação, da sua determinação, do seu dinamismo, da sua franqueza, por vezes desconcertante, mas que faziam de você uma flor extraordinariamente especial. Uma líder apaixonada por tudo que fazia. Até um dia”, postou a Volfer.

Tamanho respeito e admiração, se fosse para citar todas as mensagens de seus respectivos autores lamentando a perda da senhora Sueno Baba Sato, provavelmente, essa matéria não seria concluída no decorrer dos próximos dias. Seu legado, por conseguinte, seria praticamente inconclusivo uma vez que o amor e a generosidade que sempre estiveram presentes em cada uma de suas ações, tornariam impossível de enumerar ou escrever numa simples página de jornal.

Por essa razão, está é do tipo de matéria que não cabe uma conclusão, e sim, uma mensagem de agradecimento da Associação que mais ganhou com o seu sorriso e a sua eterna bondade.

“‘Sueno’, Flor que ainda hoje embeleza nossa vida, nos fascina com seu doce e suave perfume e nos encanta com suas belas cores”. Naquele momento, você não pode ler, mas certamente pode sentir todas as boas vibrações de nós, voluntárias, amigas e de todos que a guardarão para sempre, em seus corações. Hoje, Deus leva esta flor para perto de si”, uma Homenagem da Volfer.