Geral

Motociclistas visitam o Museu da TAM



Motociclistas visitam o Museu da TAM
Jefferson Del Pino e mais onze motociclistas saem neste sábado de um posto de combustíveis de Fernandópolis às 6:30h para ir a São Carlos conhecer o Museu Asas de um Sonho da TAM. É uma produção da Officer Motorcycles de São Paulo que reunirá motociclistas de todo estado. Da região irão motociclistas de Fernandópolis e Jales.

O Complexo Tecnológico da TAM está localizado na área rural do município, a 250 km da capital, numa fazenda de 450 hectares, num prédio onde funcionava uma antiga fábrica de tratores. Nesse local, a TAM está montando oficinas voltadas para a manutenção pesada de suas aeronaves, estruturadas também para realizar a manutenção de aeronaves de outras companhias aéreas.

Alguns setores da empresa que não estão ligados diretamente com a operação de vôo, assim como o "Museu Asas de Um Sonho", estão instalados nesse complexo e atualmente mais de 650 funcionários estão trabalhando naquele local.

Um dos objetivos do museu é mostrar ao visitante o esforço que o homem desenvolveu para se deslocar em altas velocidades e com segurança. Os grandes pioneiros, pilotos, construtores, projetistas, mecânicos terão suas histórias contadas em uma galeria especial. O visitante poderá ver também no mesmo espaço, e em passarelas instaladas, como são mantidos os jatos da TAM.

O projeto arquitetônico de autoria do arquiteto; aviador e amigo pessoal de Adolfo Amaro e João Francisco Amaro, idealizadores do Museu, o Comandante Jose Luis Perez, procurou aproveitar ao máximo possível as instalações existentes e disponíveis sem desfigurar o majestoso galpão que mede 450 metros de comprimento por 130 de largura e 11 de altura. O principal compromisso dessa obra é com a conservação e apresentação do acervo.

As oficinas de restauração estão funcionando e é muito curioso ver alguns aviões do Museu ao lado de um AIRBUS. Atualmente algumas delas já se encontram estocadas e com seus motores inibidos nos hangares do complexo.

São 74 aeronaves que o acervo dispõe. Relíquias históricas, de incalculável e indiscutível valor cultural que estão guardadas no museu.

Entre elas está um CESSNA 140, o mesmo modelo usado por Milton Terra Verdi no fatídico vôo de 1960 entre Corumbá e Santa Cruz de La Sierra, que marcou a história de uma das tradicionais famílias fernandopolenses.