Geral

Motoristas devem ficar atentos aos prazos para renovação de CNH



Motoristas devem ficar atentos aos prazos para renovação de CNH

Os motoristas que ainda estão com as habilitações vencidas nos meses de setembro e outubro de 2020 precisam ficar atentos. As CNHs que venceram nesse período devem ser renovadas até o dia 31 de março deste ano. Para os condutores que não irão realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo, o serviço pode ser feito de maneira online, com segurança e praticidade.   

A renovação simplificada é mais uma facilidade para que o motorista não precise comparecer presencialmente em um posto, bastando seguir o passo a passo do atendimento eletrônico, pelos canais do Poupatempo – portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital – ou Detran.SP, e realizar o exame médico na clínica credenciada indicada durante o processo, que é o único deslocamento necessário. Depois, o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Confira abaixo o calendário atualizado com os prazos para renovação da CNH's.